O pianista, regente e compositor brasileiro Richard Octaviano Kogima foi definido pela crítica como criador de performances “memoráveis e reveladoras” (Gregory Sullivan, Theater Jones), “dotadas de multifacetadas nuances, transparência e extrema concentração” (Südkurier, Badische Zeitung). Richard faz a sua estreia como regente na sala São Paulo, no dia 9 de setembro com a orquestra experimental de repertório, regendo a 5a de Beethoven, uma composição de sua autoria e a Abertura Acadêmica de Brahms. Outra novidade, é que foi aceito em MasterClass, com Paavo Järvi na Estônia no mês de julho.
Natural de São Paulo, Richard desponta como expoente talento de sua geração e se apresentou em salas como Tonhalle Maag Zürich, Salle Cortot Paris, University Aula (Oslo), Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro) e Howard Performing Arts Center (Michigan), e integrou festivais como o Emil Gilels Festival e o Usedomer Musikfest (Alemanha), Festspillene i Bergen (Noruega), Festival Internacional de Campos do Jordão (Brasil), e Salzburg Mozarteum Sessions (Áustria).
Atuou como solista e regente com orquestras como Musikkollegium Winterthur, Orquestra NEOJIBA, Orquestra Sinfônica de Campinas, Pre-College Orchestra Zürich, Orquestra da Universidade de São Paulo, Orquestra Filarmônica Adventsita do Brasil e Andrews Symphony Orchestra.
Laureado em diversos concursos internacionais, Richard recebeu recentemente o “Prêmio Nelson Freire” no Concurso Internacional Geza Anda, 1º Prêmio no International Paris Music Festival, Concours Internationale Flame Paris, Concurso KIWANIS de Música de Câmara, o 2º Prêmio no Concurso Latino-Americano de Florianópolis e no Concurso Duttweiler-Hug em Zurique.
Recebeu ainda o “Prêmio da Crítica por Excepcional Musicalidade” no Olga Kern International Piano Competition, e Prêmio do Público e de Melhor Performance da Obra Contemporânea no Concours International de Piano Alain Marinaro.
Richard foi convidado pessoalmente pelo maestro Herbert Blomstedt a acompanhá-lo e assisti-lo em todos os ensaios e concertos de sua turnê com as principais orquestras americanas em 2022, e recebeu dele alguns de seus mais importantes ideais musicais e pessoais.
Sua influência marcou profundamente o desenvolvimento de Richard, que o considera como um mentor. Como pedagogo, foi convidado a ministrar masterclasses em instituições como a Universidade de São Paulo e a Haute École de Musique de Genève. Leciona atualmente piano e música de câmara na Universidade das Artes de Zurique (Departamento Pre-College) e no Conservatório de Zurique.
Foi o mais jovem músico jamais apontado como regente principal do Coral Carlos Gomes, sucedendo o maestro Turíbio de Burgo. Além de seus professores, colaboraram ainda na formação artística e musical de Richard diversos artistas como Maria João Pires, Leif Ove Andsnes, Dmitri Bashkirov, Rudolf Buchbinder, Jean-Louis Steuerman, Aylton Escobar, Gil Jardim e Jean Reis.
Em 2019, recebeu em Genebra uma medalha da “l’Association Internationale Pour La Défense De La Liberté Religieuse” por suas realizações artísticas em prol da causa da liberdade religiosa. Na temporada 2022/2023, terá a sua estreia como maestro e solista à frente da Orquestra Neojiba em Salvador, Bahia, e Orquestra Sinfônica da USP em São Paulo.
Richard vive atualmente em Zurique, Suíça, e concluiu três Mestrados na Universidade das Artes de Zurique, respectivamente em Piano Performance e Pedagogia do Piano na classe do pianista Konstantin Scherbakov, e regência na classe de Markus Utz. Em 2013 concluiu na Universidade de São Paulo o Bacharelado em Música na classe do aclamado pianista e pedagogo brasileiro Eduardo Monteiro. Estudou ainda com Guigla Katsarava na École Normale de Musique de Paris, onde recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution, com Maria José Carrasqueira em sua juventude e com sua avó Helgard Ostermayer Octaviano em seus primeiros anos.
Site Oficial:https://richardkogima.com/
Instagram:https://www.instagram.com/richardkogima/
YouTube:https://www.youtube.com/@rikogima/videos
Soundcloud:https://soundcloud.com/richard-octaviano-kogima
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am