Embaixadores e representantes de quase 60 países discutiram propostas de paz da Ucrânia e medidas contra os ataques russos às instalações de energia no inverno.
O gabinete presidencial ucraniano diz que os países do G7 e do Sul Global, que são países emergentes e em desenvolvimento, estão entre as 58 nações que foram representadas na conferência na sexta-feira em Kiev.
O ministro da energia ucraniano, Herman Halushchenko, também esteve presente.
A discussão se concentrou na segurança energética, uma das 10 propostas da Fórmula de Paz do presidente Volodymyr Zelenskyy.
Ela se baseou no que foi discutido durante a conferência internacional realizada no início deste mês em Jeddah, na Arábia Saudita.
Os participantes falaram sobre a probabilidade de a Rússia continuar a atacar as instalações de energia da Ucrânia no próximo inverno.
Eles confirmaram a necessidade de fortalecer a defesa aérea para proteger essas instalações e as medidas para aumentar a produção de energia.
Eles compartilharam preocupações sobre o fato de a Rússia contornar as sanções para obter componentes de mísseis enquanto continua a atacar a infraestrutura na Ucrânia.
Os participantes confirmaram que continuarão a trabalhar para a realização de uma cúpula de líderes.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am