Uma Terra Só apresenta Sylvia Patricia

Cantora, compositora, instrumentista e produtora musical baiana Sylvia Patricia. Com sua voz sensual e profunda e um estilo único e bastante pessoal, foi a primeira cantora baiana a conquistar o Prêmio da Música Brasileira (Premio Sharp de Música), na categoria Pop Rock como Artista Revelação em 1990, um dos mais importantes do Brasil. Sylvia teve seu  terceiro CD lançado no Japão, no início dos anos 2000. Agora ela trabalha na divulgação do seu novo álbum, o EP Existe Amor em SP.

0

Cantora, compositora, instrumentista e produtora musical baiana Sylvia Patricia. Com sua voz sensual e profunda e um estilo único e bastante pessoal, foi a primeira cantora baiana a conquistar o Prêmio da Música Brasileira (Premio Sharp de Música), na categoria Pop Rock como Artista Revelação em 1990, um dos mais importantes do Brasil. Sylvia teve seu  terceiro CD lançado no Japão, no início dos anos 2000. Agora ela trabalha na divulgação do seu novo álbum, o EP Existe Amor em SP.

A partir daí emplacou hits como “Marca de amor não sai”, versão da música “Is it ok if I call you mine¨, que chegou aos primeiros lugares de várias rádios do Brasil, “Mil Pedaços e Crac”, “Namoradeira”, “Cenas de Violência e Tensão ,“Outro Inverno” lançada no Reino Unido, e teve seu terceiro CD, “Tente Viver Sem Mim” lançado no Japão, pela gravadora Nippon Crowne. A música “Ilusão”, gravada em Roma, foi lançada pelo selo italiano GB Music e figura em diversas coletâneas internacionais, passa de 800.000 streams no Spotify.

Sylvia Patricia se sente confortável com a música, sendo ao mesmo tempo uma cantora de música popular com formação erudita: Graduada em Canto pela Faculdade Paulista de Arte e pós graduada em Trilha Sonora para Audiovisual, também cursou Composição e Regência por dois anos na Universidade Federal da Bahia e fez cursos livres de violão clássico, guitarra, piano, gaita, musica clássica Indiana e até violão Flamenco, em Algeciras, cidade natal do guitarrista Paco De Lucía, na Espanha.

Seu talento musical vem também de herança familiar: por parte de pai pertence a uma família de músicos de Pernambuco, os “Valença”, de São Bento do Una: seu avô Sebastião era primo do pai de Alceu Valença.

Nascida em Salvador, com sangue indígena e negro nas veias – sua avó paterna era descendente dos índios Tapuias e o bisavô materno é o grande filólogo e educador afrodescendente baiano, Ernesto Carneiro Ribeiro, Sylvia Patricia tem seu talento reconhecido por diversos artistas brasileiros, como Caetano Veloso, com quem faz um dueto na música “Cantar¨, faixa do seu segundo CD, “Curvas e Retas¨.

Sua música celebra as coisas simples da vida, incluindo no pacote o amor, já que, mesmo quando fala em dor e separação, a cantora aposta numa certa ironia e na insustentável leveza das palavras. Equilibrando elegantemente variados gêneros e usando a letra de forma leve, as canções surgem da maneira natural, como se estivesse conversando. Perfeccionista, criou uma equipe de produção bem estruturada. Hoje tem um estúdio de gravação, o Tubo de Ensaio e o selo SPeciarias Musicais.

Nas últimas décadas partiu da estaca zero para integrar o time das intérpretes brasileiras, com um pé no lirismo tradicional e outro na sofisticação melódica. E viu a carreira tomar novo fôlego quando a música “Não Quero Saber Seu Nome” (Sylvia Patricia/Edu Casanova), que além de grande aceitação nas rádios brasileiras, foi lançada em versão remix em Portugal (CDs World Trends, Brazilounge 4), pela gravadora portuguesa Difference Music/PT e deu partida a uma série de shows na Espanha, se apresentou na Holanda e Italia, gravou em Roma e tocou em algumas cidades do interior da Bahia e outras capitais brasileiras (Brasília, São Paulo, Salvador, Rio, Recife, Aracaju, Florianópolis e Curitiba).

Na Espanha, país onde começou a atuar em 2004, em temporada na província de Cádiz, quando lançou seu quarto CD, Purpurina 37, em Tarifa, teve excelente acolhida por parte do público e dos jornais Andaluzes (foi capa dos cadernos de cultura dos jornais Europa Sur e Diário de Gibraltar) e desde então se apresenta regularmente no verão europeu, hoje contabilizando mais de 160 apresentações no Exterior e tem músicas em mais de 70 coletâneas estrangeiras. Participou da turnêe do Projeto Pixinguinha pela região Central do pais. Foi indicada e ficou entra as cinco finalistas nos prêmios internacionais Best World Music Song pela canção “Outro Inverno” no Hollywood Music & Media Awards, em Los Angeles e Brazilian International Press Awards, em Miami, na categoria “ Shows do Brasil-Cantoras”.

Ao longo desses anos de carreira, sempre se destacou no circuito musical, difundindo sua arte  em importantes Festivais internacionais em diferentes países, como Estados Unidos, Espanha,  Alemanha, México, Tailandia, Italia, Holanda e Argentina.

Site Oficial:https://sylviapatricia.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/sylviapatriciaoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/sylviapatricia/

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@sylviapatricia

YouTube: https://www.youtube.com/sylviapatriciamusic

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.