Simone Guimarães, cantora, compositora e instrumentista, costuma em sua obra fazer um flerte com o estilo moderno com o “Clube da Esquina”. ‘Na verdade e entretanto’, a influência mineira na música de Simone, vem mesmo é de Milton Nascimento: Simone foi aluna na “Escola Livre de Música” do artista em Belo Horizonte, onde estudou sob a tutela de Juarez Moreira, hoje seu parceiro.
Nascida em 12 de julho de 1966 na cidade de Santa Rosa de Viterbo, interior de São Paulo, Simone Guimarães lançou seu primeiro CD solo “Piracema” em (1996). Inspirado na trilha sonora que ela e Paulo Jobim escreveram para o documentário “O Canto da Piracema”, feito pela EPTV – afiliada à Rede Globo, que recebeu o prêmio “Líbero Badaró” na categoria Telejornalismo em 1992.
Lançado de forma independente, “Piracema” foi relançado em 2003 pela gravadora “CID”, e hoje se encontra esgotado. Ainda em 1996 Simone Guimarães participou do “Songbook Tom Jobim” (disco quatro), no dueto com Paulo Jobim em “Pato Preto”.
Também em 1996, junto com Olmir Stoker “Alemão” e Zezo Ribeiro, ela gravou o disco “Cordas Versos Cordas”, que permanece inédito. Em seu segundo CD solo, “Cirandeiro” (1997), selo “Tiê Music”, Simone Guimarães contou com as presenças de Paulo Jobim, Maurício Maestro e Leandro Braga.
“Cirandeiro” recebeu duas indicações para o “Prêmio Sharp”: melhor cantora e melhor arranjo e teve sua interpretação da música-título, “Cirandeiro”, incluída na trilha de “A Indomada”, novela da TV Globo; outras duas músicas de sua autoria, a primeira em parceria com Cristina Saraiva, “Estrela do meu Bem Querer” e “Brincadeira de Coroar”, foram incluídas na novela “Serras Azuis” da Rede Bandeirantes.
Nesse caminho, Simone chamou a atenção de muita gente boa na música brasileira: Em “Aguapé” (1998), seu terceiro CD solo, também pelo selo “Tiê”, comprado pela gravadora “CID”, ela contou com as participações vocais de Zé Renato, Danilo Caymmi, Elba Ramalho, Ivan Lins e Maurício Maestro. “Aguapé” é considerado pela crítica especializada como um dos CDs mais bonitos dos últimos tempos. Em 1999 a artista participou do “Songbook Chico Buarque” (disco oito), na faixa “Desencontro” (de Toquinho e Chico Buarque), com Hélio Delmiro ao violão.
No final deste mesmo ano, fez uma participação especial no lançamento natalino de Ivan Lins, “Um Novo Tempo”. Em dueto com Ivan Lins, pela “Abril Music” ela cantou a faixa “Ô de Casa”, de sua autoria com Sérgio Natureza, relançada em 2009 no CD de natal da “Biscoito Fino”. Em “Virada Prá Lua” (2001), seu quarto CD solo, o presente maior foi o dueto com Milton Nascimento, na faixa “Imagem e Semelhança”.
Em 2002 Simone Guimarães é convidada por Milton Nascimento, para participar do álbum “Pietá”, pela “Warner”, no qual cantou três canções ao seu lado: “Beleza e Canção” (Milton Nascimento – Fernando Brant), “Boa Noite” (Milton Nascimento – Chico Amaral) e “Vozes do Vento” (Kiko Continentino – Milton Nascimento). O álbum foi premiado em todo o mundo.
“Casa de Oceano” (2003), o quinto CD solo de Simone Guimarães, marcou sua estréia em uma nova gravadora, a “Biscoito Fino”. No mesmo ano ela gravou com “Passo Samba&Choro”, acompanhada pelo violonista mineiro Juarez Moreira, com as canções “Zomba”, “Imensidade” e “Rosa Querida”.
Em 2007, em comemoração aos dez anos de carreira fonográfica, Simone Guimarães lançou, também pela “Biscoito Fino”, seu sexto CD solo, “Flor de Pão”, no qual foi presenteada pelas participações de Milton Nascimento, Guinga, Francis Hime, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Dori Caymmi, Renato Braz e Antônio Carlos Bigonha.
“Flor de Pão” ganhou três indicações para a 8a edição do “Grammy Latino”, e a música “Carta à Amiga Poeta”, de sua autoria em parceria com Francis Hime, foi uma das cinco finalistas ao “Grammy” na categoria “Melhor Canção Brasileira em Língua Portuguesa”.
Simone participou como intérprete e compositora em mais de 100 CDs. É parceira de Guinga, Francis Hime, Novelli, Sergio Natureza, Juarez Moreira, Cristina Saraiva, Kiko Continentino, Ana de Hollanda e André Mehmari, entre tantos outros. Ela também participou do “CD Divas Cantam Jobim”, lançado pela “Som Livre” de Portugal.
Em 2009 teve sua música “Confissão” gravada por Nana Caymmi, no CD “Sem Poupar Coração”, lançado pela Som Livre” brasileira. A composição recebeu inúmeros elogios. Em seu CD “Cândidos”, interpreta músicas de Isaac Cândido, um compositor cearense de raro talento. O CD tem a participação especialíssima de Fagner. Depois desse lançamento em 2010, a cantora ainda gravou sua participação como cantora e compositora no “CD Cantareiros” de André Mehmari, gravou “Chão de Aquarela” com Cristina Saraiva e arranjos de Mauricio Maestro.
Cristina Saraiva, uma das parceiras de composição de Simone Guimarães, participa entre tantas composições marcantes a linda canção Olhos de Fogo. Simone também compôs a trilha sonora para o longa-metragem “Chuva de Poemas”, de Regina Rennó, lançado em 2013. No mesmo ano gravou o CD solo ”Clarice”.
Em 2017, foi premiada com o “Prêmio FAC”, e grava um CD e um EP, intitulado “Simone Guimarães”, um trabalho composicional com vários parceiros, participação de Ana Luiza, Luiz Felipe, Ana de Holanda e José Milton. Lançou o CD autoral “Sinhá-Vida”, de lendas brasileiras, reunindo obras suas em parceria com o poeta Carlos di Jaguarão e participações especiais de Toninho Horta, Jane Duboc, Danilo Caymmi, Miúcha, Paulo Jobim, Moacyr Luz, Coro de Água, Zé Renato, Mauricio Maestro, Mariana de Moraes, Antônio Carlos Marques, Nelson Angelo e Regina Belisário.
Principais realizações Culturais:
“O Canto da Piracema”, trilha sonora para o documentário feito pela EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), afiliada à Rede Globo, que recebeu o prêmio “Líbero Badaró na categoria Telejornalismo em 1992. O CD “Piracema” em 1996, 1o CD solo. CID ” No ” Songbook Tom Jobim em 1996, participação no dueto com Paulo Jobim em “Pato Preto”. Lumiar”
O CD “Cirandeiro em 1997, que recebeu duas indicações para o “Prêmio Sharp: melhor cantora e melhor arranjo, 2o CD solo. “Tiê Music” O CD Aguapé em 1998, 3o CD solo. “Tiê Music”. No “Songbook Chico Buarque” em 1999, participação na faixa “Desencontro”, com Hélio Delmiro ao violão. ”Lumiar”
No CD “Um Novo Tempo” em 1999, participação no dueto com Ivan Lins em “Ô de Casa”, de sua autoria com Sérgio Natureza. “Abril Music”
O CD “Virada prá Lua” em 2001, 4o CD solo. “Lua Music” No CD “Pietá” em 2002, participação em três faixas com Milton Nascimento: “Beleza e Canção”, “Boa Noite” e “Vozes do Vento”. “Warner” O CD “Casa de Oceano” em 2003, 5o CD solo. “Biscoito Fino” O CD “Flor de Pão” em 2007, 6o CD solo. “Biscoito Fino” O CD “Cândidos” em 2010, 7o CD solo. “Tratore” O CD “Chão de Aquarela” lançado em 2012. O CD “Clarice” lançado em 2013
O CD e EP, “Simone Guimarães” em 2017/2018
Algumas realizações em 2011 e 2012,2013:
• Lançamento do show “Sangue Latino” com participação especial de Novelli. Convidados: Cristina Saraiva, Renato Braz, Miltinho MPB4. Casa de Cultura Laura Alvim – Rio de Janeiro/05 e 06 de maio.
• Participação no show de lançamento do CD “Cirandando”, de Vera Capilé. Teatro da UFMT – Cuiabá/ 03 de junho.
• “Intercâmbio Musical com Simone Guimarães”: Oficina de Canto Lírico 31/05 a 03/06. Espetáculo “Sangue Latino”, 04/06. Participações especiais de Novelli, Vera Capilé, Estela Ceregatti e Juliane Grisólia. SESC- Arsenal – Cuiabá.
• Show com Miúcha e Menescal, Teatro do Guará Sandra Duailibe e Fátima Guedes : SESC Garagem e Leonel Laterza no Trio Cais _Temporadas no SESC Silvio Barbato
• Comemoração do 50 Anos de Milton Nascimento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães • Show no DEM com Chico Saraiva, em São Paulo – Prefeitura Municipal
• Grava o CD Clarice – Participa da Bienal do B e do show do cantor Fagner no T_Bone
Algumas realizações entre 2008 e 2010:
Gravação do CD “Pássaro Pênsil”, de Flávio Henrique.Show no “Museu da Pampulha – Belo Horizonte/2008. Comemoração dos 50 anos da Bossa Nova, com Chico Batera, Luis Alves, Kiko Continentino e Renato Braz. Shows Sesc Vila Mariana-SP/2008. Gravação do CD “Coração de Melodia” de Zezo Ribeiro. Show Sesc Ipiranga-SP/2008. Participação na II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente – Centro Cultural
Banco do Nordeste – CE/2008.
Shows “Se Todos Fossem Iguais a Você”, com Sandra Duailibe – Teatro do Sesc Estação 504 Sul e Auditório da Eletronorte. Brasília/ 2008. Shows Simone Guimarães e Lucas Campos – T-Bone – Açougue Cultural em Brasília/2008. Circuito Sesc Senac Iracema – Fortaleza/2009. Show Simone Guimarães, no Centro Cultural Solar de Botafogo, com os convidados Novelli, Ana de Hollanda, Isaac Cândido e Helvius Vilela – Rio de Janeiro/2009. Show Simone Guimarães na Casa da Ipiranga – Petrópolis/ 2009.
Gravação da música “Confissão”, de Antônio Carlos Bigonha e Simone Guimarães por Nana Caymmi, no CD “Sem Poupar Coração” pela gravadora Som Livre.
Adoção de “Marilyn”, de Simone Guimarães e Rosana Zaidan, como música de abertura do programa “Simplesmente Elas”, exibido pela Rede TV Imperial.
Shows Simone Guimarães no Teatro José de Alencar, no Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza/2009.
Show Simone Guimarães no Circuito Cultural Paulista 2009/ Assis – SP./2009.
Show Simone Guimarães no Circuito Cultural Paulista 2009/ Taquarituba – SP/2009.
Show Simone Guimarães no Circuito Cultural Paulista 2009/ São Manoel – SP/2009.
Show Simone Guimarães no Circuito Cultural Paulista 2009/ Itatiba – SP/2009.
Gravação das músicas “Grão de Milho” e “Golpe de Ar” para o CD em homenagem a Cacaso.
Show Simone Guimarães na III Mostra da Canção Brasileira Independente – BNB em Fortaleza/ 2009.
Show Simone Guimarães na III Mostra da Canção Brasileira Independente – BNB em
Juazeiro do Norte/2009.
Show Simone Guimarães na III Mostra da Canção Brasileira Independente – BNB em Sousa/2009.
Trilha sonora do Filme “A Luz dos Olhos Meus” de Regina Rennó, com Daniel de Oliveira e Dira Paes.
Gravação do CD “Cândidos”, com músicas de Isaac Cândido – Fortaleza e Rio de Janeiro, com lançamento em dezembro de 2010.
Livro de Poemas “Scannaprintt – O Livro de Ferro de Simone Guimarães”/2010.
TURNÊ de lançamento do CD “Cândidos”: Anfiteatro Dragão do Mar em Fortaleza, nos dias 04 e 05 de dezembro de 2010;
Centro Cultural Rio Verde, São Paulo, em 07 de dezembro de 2010;
Teatro Minaz, Ribeirão Preto, em 09 de dezembro de 2010;
Teatro dos Bancários, em Brasília, 15 de dezembro de 2010.
Show Simone Guimarães, projeto “Viva a Arte”,em Brasília, no dia 17 de dezembro de 2010.
Principais Participações em Eventos Culturais:
Finalista do Prêmio Visa , na categoria “Compositores”, em 2002 e 2003.
Participação no “Projeto Pixinguinha”, em 2004.
Participação no “Ano do Brasil na França”, em 2005.
Temporada no Canecão, no show “Pietá”, em 2004, com Milton Nascimento, Marina Machado e Maria Rita.
Temporada de shows “Janela Mineira”, no SESC, com Tavinho Moura, Fernando Brant, Paulinho Pedra Azul, Renato Braz e Trio Amaranto.
Diretora artística do projeto “Cartão Postal da MPB”, realizado pela Procuradoria Regional da República Federal.
Diretora artística do projeto “MPB Caixa”, realizado pela Caixa Econômica Federal.
Participações nas trilhas sonoras das novelas “A Indomada”, da Rede Globo e “Serras Azuis”, da TV Bandeirantes.
Finalista do Prêmio Sharp, nas categorias “Melhor Cantora Regional” e “Melhor Arranjo”, em 1997.
Finalista da 8a edição do Grammy Latino, na categoria “Melhor Canção Brasileira”, em 2007.
Gravação de CD ao vivo, com Guinga e Toninho Horta/ 2007.
Prêmios Recebidos:
Prêmio Líbero Badaró, na categoria Telejornalismo em 1992, pela trilha sonora do documentário O Canto da Piracema, feito pela EPTV.
Prêmio Movimento de Música, prestado pelo Jornal Movimento, pelo CD Cirandeiro, como Revelação do ano de 2007.
Prêmio Ordem de Mérito Cultural, prestado pela Câmara Municipal de Santa Rosa de Viterbo.
Prêmio Ordem de Mérito Cultural, prestado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Prêmio FESICA, por três anos consecutivos, no festival da música simonense realizado pela prefeitura de São Simão.
Prêmio Estímulo à Música no Teatro, no festival de teatro de Tatuí, com a peça Liberdade, liberdade de Flávio Rangel.
Prêmio TIM 2007, pelo disco Pietá, de Milton Nascimento.
Conferido o diploma Grammy 2007 pela obra “Carta à Amiga Poeta” de Simone Guimarães e Francis Hime.
• Jurada do Prêmio de Música Popular Brasileira em 2013-04-09
• Jurada do Prêmio Shell que elegeu Paulo César Pinheiro Compositor
imortal
Bem como jurada em muitos festivais pelo Brasil, Simone Guimarães é formadora de opinião. O programa Talentos em 2013 abriu com a apresentação da cantora e compositora em parceria com Márcia Tauil, também cantora e compositora, radicada em Brasília, assim como Simone.
simoneguimaraes.prod@gmail.com
Discografia Comentada: https://musicabrasileira.org/simoneguimaraes/
GRAVADORAS
https://www.biscoitofino.com.br/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am


























