Taiwaneses relembram o massacre da Praça Tiananmen em 1989

A população de Taiwan relembrou o massacre de 1989 contra os manifestantes pró-democracia liderados por estudantes na Praça Tiananmen, em Pequim, em meio às medidas chinesas para impedir qualquer homenagem ao incidente.

0

A população de Taiwan relembrou o massacre de 1989 contra os manifestantes pró-democracia liderados por estudantes na Praça Tiananmen, em Pequim, em meio às medidas chinesas para impedir qualquer homenagem ao incidente.

Civis, incluindo membros de grupos cívicos e de direitos humanos, reuniram-se em uma praça de Taipei no domingo (4), para relembrar a tragédia.

Os participantes da reunião anual colocaram luzes em forma de velas com o número “8964”, que representa o dia 4 de junho de 1989, quando ocorreu a repressão. Eles também fizeram silêncio por 64 segundos a partir das 20h09min.

Os organizadores colocaram no local uma réplica da estátua “Pillar of Shame” (Pilar da Vergonha), uma coluna de rostos angustiados e torsos retorcidos das vítimas de Tiananmen.

A escultura original, de 8 metros de altura, ficava no campus da Universidade de Hong Kong e servia como local para uma comemoração anual da repressão.

Mas a universidade removeu o monumento em dezembro de 2021 em meio a uma onda de prisões em Hong Kong sob a lei de segurança nacional do território que as autoridades usam para suprimir atividades que consideram antigovernamentais. A polícia apreendeu o original no mês passado.

O evento em Taipei foi organizado por um grupo sem fins lucrativos chamado New School for Democracy.

Seu presidente, Tseng Chien-yuan, disse que a sociedade civil na China, incluindo Hong Kong, desapareceu completamente. Ele acrescentou que se sente responsável pelo fato de Taiwan ter se tornado o único lugar no mundo de língua chinesa a realizar eventos em memória da repressão de Tiananmen.

As pessoas na China consideram tabu discutir publicamente a repressão em meio aos esforços das autoridades para sufocar qualquer crítica ao Partido Comunista Chinês e ao governo sobre o incidente.

Translated with DeepL

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.