A Coréia do Norte publicou um comentário na mídia estatal que faz forte objeção à resolução aprovada por uma agência da ONU contra os lançamentos de mísseis de Pyongyang. A Coreia do Norte diz que está considerando a possibilidade de realizar futuros disparos sem notificação prévia.
A Korean Central News Agency publicou o comentário de um especialista em assuntos internacionais no domingo (4).
Ele denuncia que a resolução adotada pela Organização Marítima Internacional, ou IMO, está alinhada com as políticas hostis contra a Coreia do Norte dos Estados Unidos e seus seguidores.
A agência da ONU tem a tarefa de supervisionar a segurança e a proteção da navegação marítima. Ela adotou sua primeira resolução na quarta-feira passada, condenando Pyongyang após seus recentes e repetidos lançamentos de mísseis.
O comentário diz que a resolução é considerada um anúncio público de que a IMO não precisa mais de notificação dos norte-coreanos sobre os planos de lançamento de satélites.
O comentário diz que, da última vez, a Coreia do Norte notificou o Japão sobre o lançamento planejado com base nas regras da IMO.
No mês passado, a Coreia do Norte disse que sua tentativa de colocar um satélite de reconhecimento militar em órbita falhou e que realizaria outro lançamento em breve. A medida está gerando preocupações para os EUA, o Japão e a Coreia do Sul.
- Presidente polonês diz que os comentários do primeiro-ministro sobre o fornecimento de armas à Ucrânia foram mal interpretados - 23 de setembro de 2023 9:02 am
- Mitsui & Co., do Japão, participará de projeto de energia eólica offshore em Taiwan - 23 de setembro de 2023 8:36 am
- Presidente do Irã elogia as exportações de armas - 23 de setembro de 2023 8:30 am