A Marinha dos EUA anunciou que um de seus destroyers e uma fragata canadense realizaram um trânsito de rotina pelo Estreito de Taiwan.
A 7ª Frota dos EUA anunciou no sábado (3), que seu destróier de mísseis guiados, o USS Chung-Hoon, e a fragata da Marinha Real Canadense, a HMCS Montreal, navegaram juntos pelo estreito.
Os navios da Marinha dos EUA têm transitado regularmente pelo Estreito de Taiwan. Ao mesmo tempo, a China vem exercendo pressão militar sobre Taiwan.
A 7ª frota divulgou uma declaração. Disse que o trânsito demonstra que os EUA e seus aliados estão comprometidos com um Indo-Pacífico livre e aberto.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, alertou, durante seu discurso no Diálogo Shangri-La, em Cingapura, que um conflito no Estreito de Taiwan seria devastador. Ele disse: “A dissuasão é forte hoje”. O secretário acrescentou que é tarefa de seu país mantê-la assim.
Um pesquisador chinês da Academia de Ciências Militares do Exército Popular da China, Zhao Xiaozhuo, condenou os EUA ao falar com os repórteres na conferência de segurança. Ele disse que o Estreito de Taiwan permaneceu relativamente estável por mais de uma década, mas que os EUA estão tentando destruí-lo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















