Autoridades de defesa de países asiáticos e ocidentais abrirão uma conferência de segurança em Cingapura na sexta-feira. Espera-se que eles discutam a Coreia do Norte, que pode realizar um segundo lançamento do que chama de satélite de reconhecimento após uma tentativa fracassada na quarta-feira (31).
O Diálogo de Shangri-La, com duração de três dias, reunirá o ministro da Defesa do Japão, Hamada Yasukazu, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa da China, Li Shangfu, entre outras autoridades.
A reunião ocorre depois que a Coreia do Norte notificou o Japão na segunda-feira que lançaria o que chamou de satélite artificial entre quarta-feira e 11 de junho. As autoridades japonesas suspeitam que Pyongyang possa lançar um míssil balístico durante esse período sob o pretexto de colocar um satélite em órbita.
O ministro da defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, planeja participar do encontro para pedir ajuda adicional à campanha de seu país para repelir a invasão russa. Espera-se também que ele busque laços mais estreitos com os países asiáticos.
É provável que a agenda da reunião também inclua questões relacionadas ao Mar da China Meridional e ao Pacífico Sul, onde Pequim está tentando aumentar sua influência.
Mas os EUA e a China continuam em desacordo. Um porta-voz do Pentágono disse na segunda-feira que a China havia recusado um convite dos EUA para que seus chefes de defesa se reunissem à margem da conferência.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am