Uma agência da ONU encarregada de supervisionar a segurança e a proteção da navegação marítima adotou sua primeira resolução para condenar os repetidos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte.
A Organização Marítima Internacional (IMO), com 175 membros, realizou uma sessão do comitê de segurança em Londres na quarta-feira (31). O comitê aprovou um projeto de resolução apresentado por 13 países, incluindo o Japão, a Coréia do Sul e os Estados Unidos.
A resolução diz que a Coreia do Norte realizou lançamentos de mísseis sem a devida notificação, o que “ameaçou seriamente a segurança dos marítimos e da navegação internacional”.
A resolução diz que a OMI apela “urgentemente” a Pyongyang para que “cesse os lançamentos ilegais e não anunciados de mísseis balísticos nas rotas marítimas internacionais”.
A Coreia do Norte falhou em sua tentativa de lançar o que chama de satélite de reconhecimento militar na quarta-feira. Isso ocorreu apenas dois dias depois que Pyongyang notificou a Guarda Costeira do Japão sobre uma janela de lançamento. As regras marítimas globais estipulam que essas notificações devem ser feitas com pelo menos cinco dias de antecedência.
A Coreia do Norte respondeu à resolução, alegando que o documento não leva em conta o ambiente especial de segurança que cerca a Península Coreana e que Pyongyang está tecnicamente em guerra com Washington.
A Coreia do Norte também insiste que a resolução é uma manobra inspirada no desejo dos EUA e de seus seguidores de isolar e sufocar Pyongyang.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am