O ministro das ferrovias da Índia disse que um acidente com vários trens, no leste do país, na sexta-feira (2), foi causado por um problema relacionado a um sistema operacional.
As autoridades locais disseram no domingo (4), que o acidente no estado de Odisha deixou 275 pessoas mortas e mais de 1.100 feridas. Eles disseram que quase 800 dos feridos já deixaram o hospital. Os números foram revisados em relação a relatórios anteriores de 288 mortes e cerca de 900 feridos.
O Ministro das Ferrovias, Ashwini Vaishnaw, falou sobre o acidente em uma entrevista a um meio de comunicação local no domingo.
Ele disse que o acidente aconteceu devido a uma mudança que ocorreu durante o intertravamento eletrônico. O sistema de intertravamento computadorizado é usado para alternar sinais e trilhos. O ministro não explicou que tipo de alteração provocou o acidente.
A diretoria da ferrovia, subordinada ao ministro, disse, em uma coletiva de imprensa, que as investigações até o momento indicam que houve algum tipo de problema de sinalização.
A diretoria explicou que um trem expresso que viajava para a cidade de Chennai, no sul do país, não entrou na via principal e, por algum motivo, passou para uma linha circular. O conselho disse que a composição colidiu com um trem de carga parado, a uma velocidade de 128 quilômetros por hora, e descarrilou. Alguns dos vagões descarrilados atingiram a parte traseira de outro trem expresso.
O acidente ocorreu em uma importante linha de trem que conecta as principais cidades do leste e do sul da Índia.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi pretende restaurar rapidamente o serviço para evitar que o descontentamento do público aumente antes das eleições gerais do próximo ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















