Treinamento de pilotos ucranianos para o F-16 deve começar nos próximos meses diz Sullivan
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que o treinamento de pilotos ucranianos para pilotar caças F-16 começará nos próximos meses.
Sullivan falou aos repórteres no sábado (20), na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão, onde está acompanhando o presidente dos EUA, Joe Biden, na cúpula do G7.
Sullivan disse que Biden informou aos outros líderes do G7 sobre a intenção dos EUA de treinar pilotos ucranianos.
As observações foram feitas depois que o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, sugeriu na sexta-feira (19), que, se os aliados europeus de Washington decidirem fornecer os caças, os EUA respeitarão suas decisões.
Os repórteres perguntaram a Sullivan se o governo Biden mudou sua posição, pois o presidente havia dito em fevereiro que não tinha planos de fornecer os caças no momento.
Sullivan respondeu que nada mudou, acrescentando que os EUA forneceram armas e treinamento à Ucrânia, dependendo do grau de emergência.
Questionado sobre a possibilidade de uma escalada nas tensões com a Rússia, ele disse que a capacidade que Washington fornecerá à Ucrânia não permitirá que Kiev ataque o território russo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















