Sabre presenteado pela Rainha Vitória a um oficial japonês encontrado em Tóquio
Um sabre presenteado pela Rainha Vitória, da Grã-Bretanha, a um oficial japonês, que salvou a vida de um cônsul britânico no Japão, no final da era feudal, foi descoberto em Tóquio.
Em 1868, logo após a queda do xogunato Tokugawa e o início do governo Meiji, o cônsul britânico Harry Parkes estava indo para o Palácio Imperial de Kyoto para uma audiência com o imperador. No caminho, ele foi atacado por tradicionalistas que queriam expulsar os estrangeiros.
Goto Shojiro e outros samurais estavam acompanhando o cônsul. Eles desarmaram os agressores. Parkes não se feriu no ataque.
Posteriormente, a Rainha Vitória enviou a Goto um sabre para demonstrar a gratidão da Grã-Bretanha.
O sabre tem a inscrição da data do ataque e o nome de Goto. Ele tem cerca de 96 centímetros de comprimento. A cabeça de um leão, esculpida em marfim, está presa ao punho.
O sabre ficou desaparecido por um longo tempo, mas foi encontrado na sala de depósito da Biblioteca Seikado Bunko, em Tóquio.
Ele foi encontrado junto com uma bainha e um cinturão elaboradamente decorados, além de uma carta de Parkes elogiando a coragem e o julgamento rápido de Goto.
O sabre, provavelmente, foi armazenado na biblioteca porque o fundador da instituição, Iwasaki Yanosuke, o segundo presidente da Mitsubishi, era casado com a filha de Goto.
O sabre está programado para ser exibido no Museu de Arte Seikado Bunko no próximo mês.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















