Bancos foram extremamente mal administrados dizem senadores americanos
Três bancos norte-americanos faliram nos últimos dois meses. Na terça-feira (16), ex-executivos de duas dessas empresas foram ao Congresso para dar explicações.
Os ex-executivos do Silicon Valley Bank e do Signature Bank testemunharam perante o Comitê Bancário do Senado. Os legisladores disseram a eles que suas empresas cresceram rápido demais e não conseguiram se proteger contra os riscos. O presidente do comitê, Sherrod Brown, disse que os financiadores foram “fatalmente mal administrados”.
Brown disse: “Quando você coloca em risco o dinheiro de outras pessoas e nossa economia em geral, deve haver responsabilidade por esse nível de má administração”.
Greg Becker, ex-CEO do SVB Financial Group, respondeu: “Diante desses eventos sem precedentes, a equipe de liderança e eu tomamos as melhores decisões possíveis com os fatos e previsões disponíveis na época”.
Becker acrescentou que “lamenta muito” o colapso e observou que as autoridades do Federal Reserve enviaram uma mensagem de que a inflação seria apenas “transitória”. Entretanto, as autoridades viram os aumentos de preços persistirem e aumentaram as taxas de juros dez vezes consecutivas desde o ano passado.
Os executivos disseram que os rumores sobre a saúde das empresas se espalharam rapidamente pela Internet, levando a corridas aos bancos. No entanto, os legisladores dizem que eles ignoraram os avisos diante dos “riscos evidentes”.