27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  1:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pilotos ucranianos iniciam treinamento em caças F-16, diz Borrell

O chefe de política externa da União Europeia afirma que os pilotos ucranianos começaram a treinar para operar caças F-16 em "vários países", incluindo a Polônia.

Pilotos ucranianos iniciam treinamento em caças F-16, diz Borrell

O chefe de política externa da União Europeia afirma que os pilotos ucranianos começaram a treinar para operar caças F-16 em “vários países”, incluindo a Polônia.

Josep Borrell fez os comentários ao falar com repórteres em Bruxelas na terça-feira (23).

Ele disse que o treinamento “levará tempo, mas quanto mais cedo, melhor”. Ele acrescentou que os aliados ocidentais abriram a porta para o fornecimento das aeronaves.

Os F-16s são fabricados nos EUA, mas os aliados ocidentais não concordaram com a quantidade que poderiam fornecer ou quando isso aconteceria.

Os líderes russos afirmam que o fornecimento dos caças acarretará “riscos óbvios”. Eles criticaram os aliados por estarem “cada vez mais envolvidos” no conflito.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que o treinamento dos pilotos ucranianos não torna a aliança “parte do conflito”. Ele acrescentou que o direito de autodefesa está consagrado na Carta das Nações Unidas, e a OTAN está ajudando a Ucrânia a “defender esse direito”.