Primeiro-ministro do Japão, Kishida, destaca as conquistas do G7 em sessão da Dieta
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, está considerando a cúpula do G7 em Hiroshima um sucesso. Ele destacou algumas das vitórias em uma sessão do Comitê de Orçamento da Câmara Baixa na quarta-feira (24).
Kishida disse que os líderes do G7 tinham como objetivo enviar uma mensagem forte para manter uma ordem mundial livre e aberta baseada no estado de direito e aprofundar os laços com as nações emergentes e em desenvolvimento, conhecidas coletivamente como o Sul Global.
Ele acrescentou que os líderes, incluindo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, compartilhavam uma visão comum, e ele acredita que isso tem um grande significado histórico.
Kishida ressaltou a importância de uma visão compartilhada, especialmente sobre a questão do desarmamento nuclear.
Ele observou que os líderes do G7 concordaram que a ameaça e o uso de armas nucleares pela Rússia são totalmente inaceitáveis. Kishida disse acreditar que essa postura comum pode oferecer uma chance de aumentar o impulso em direção a um mundo sem armas nucleares.
Kishida disse que a cúpula produziu ideias sobre como proteger os países contra a ameaça de uma guerra nuclear em meio a um clima de segurança em constante mudança, e agora é preciso tomar medidas concretas para atingir esse objetivo.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am