Líderes do Japão e do Reino Unido confirmam unidade antes da cúpula do G7 de 2023 em Hiroshima
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e seu homólogo britânico, Rishi Sunak, confirmaram a unidade antes da cúpula do G 7, em Hiroshima, em maio.
Kishida foi a Londres, na terceira etapa de uma viagem de uma semana. Ele visitou anteriormente a França e a Itália, e viajará para o Canadá e Estados Unidos.
No início das conversações, Kishida disse que o Japão e a Grã-Bretanha, que são parceiros estratégicos globais, têm a missão de trabalhar de perto e enfrentar os problemas que a comunidade internacional encontra. Ele expressou a disponibilidade para aprofundar os laços bilaterais, inclusive na área de segurança.
Kishida acrescentou que o Japão será o anfitrião da cúpula do G7 em Hiroshima, este ano, e ele espera envolver-se em discussões estratégicas com isso em mente.
Durante a reunião, os dois líderes confirmaram sua unidade para fazer da cúpula um sucesso enquanto o mundo enfrenta a situação na Ucrânia e as questões de alimentação e energia.
Kishida também explicou a determinação do Japão em reforçar sua capacidade de defesa, revisando três documentos-chave de segurança no mês passado.
Os dois líderes reafirmaram o avanço da cooperação bilateral de segurança.
Após as conversações, Kishida e Sunak assinaram o Acordo de Acesso Recíproco Japão-Reino Unido, que facilitará exercícios conjuntos e outras operações entre as Forças de Auto-Defesa do Japão e os militares britânicos.
O Japão concluiu um acordo semelhante com a Austrália.
- Hida realiza tradição de primavera com retorno das carpas - 5 de abril de 2026 4:41 pm
- Rede japonesa de yakitori abre primeira unidade no Vietnã - 5 de abril de 2026 4:35 pm
- EUA resgatam segundo aviador em solo inimigo no Irã - 5 de abril de 2026 4:28 pm






















