Taiwan envia oficiais militares para o NATO Defense College em Roma
O Ministério da Defesa de Taiwan informou que seus altos funcionários militares foram periodicamente enviados a um colégio militar internacional para nações da OTAN, na Itália.
A divulgação ocorreu quando o ministério convidou a imprensa para um exercício da força aérea realizado na Base Aérea Hsinchu, no norte de Taiwan, na quarta-feira (11).
Repórteres filmaram caças Mirage 2000, construídos na França, decolando e armado, incluindo mísseis, com os quais o jato está equipado.
Membros da mídia entrevistaram três oficiais superiores militares na base. Deles, o Tenente Coronel Wu Bong-yeng disse que participou de um curso no Colégio de Defesa da OTAN entre meados de 2021 e janeiro de 2022.
Wu disse que estudou o mesmo currículo de seis meses que outros oficiais de nações membros da OTAN e países parceiros.
Ele disse que o curso foi um intercâmbio acadêmico, não um intercâmbio militar, e que ele teve debates animados sobre as relações da Rússia com a Ucrânia, bem como com a região Indo-Pacífico.
O tenente-coronel disse que, de acordo com a política do ministério, um oficial é enviado ao colégio para frequentar o mesmo curso a cada ano. Ele disse que o programa está em vigor há seis ou sete anos.
O exército de Taiwan é conhecido por sua cooperação com seu homólogo norte-americano. Os comentários de Wu detalhando o intercâmbio em andamento de Taiwan com a OTAN marcam uma rara divulgação.
O ex-secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, visitou Taiwan na semana passada para conversações com a presidente Tsai Ing-wen.
Mais tarde, ele disse aos repórteres que os países europeus poderiam participar de exercícios de treinamento com as forças militares de Taiwan.
- Coreia do Norte prioriza drones e IA para modernização militar - 28 de março de 2025 8:00 am
- EUA defendem uso de app em operação contra Houthis - 28 de março de 2025 7:52 am
- Acidentes com alunos aumentam no início do ano letivo no Japão - 28 de março de 2025 7:48 am