Ucrânia pronta para lançar contra-ofensiva usando armas ocidentais
As tropas russas estão perto de tomar a cidade de Severodonetsk no leste da Ucrânia, mas as forças ucranianas parecem dispostas a lançar uma contra-ofensiva usando armas fornecidas pelo Ocidente.
O ministro da defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, disse na quinta-feira (23), que seu país recebeu uma entrega de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade dos Estados Unidos.
O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, disse à mídia local que as tropas ucranianas foram instruídas a retirar-se de Severodonetsk. Ele também disse que as forças russas estão avançando para a cidade vizinha de Lysychansk.
Na sexta-feira (24), o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, acusou a União Européia e a OTAN de construir uma coalizão de guerra.
No mesmo dia, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que os preços globais de alimentos e mercadorias estão subindo devido às políticas macroeconômicas do Grupo dos Sete países, e não à sua chamada operação militar especial na Ucrânia.
Putin falou em uma cúpula on-line dos países do BRICS. O grupo compreende o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul. Outros países da Ásia, do Oriente Médio e da África também participaram.
A sexta-feira (24), marcou quatro meses desde o início da invasão da Rússia na Ucrânia.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am