China investirá mais de 1 bilhão de dólares em apoio aos países em desenvolvimento
O presidente chinês, Xi Jinping, disse que seu país investirá um bilhão de dólares adicionais em um fundo de apoio aos países em desenvolvimento.
Ele fez o anúncio na sexta-feira (24), em uma reunião ampliada do grupo de cinco nações conhecido como BRICS. Os países são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A mídia chinesa diz que os líderes de 13 países emergentes e em desenvolvimento, incluindo Indonésia, Irã e Egito, participaram da reunião on-line organizada pela China.
Xi disse que Pequim adicionará um bilhão de dólares aos 3 bilhões de dólares existentes para o fundo estabelecido pela China para promover a cooperação entre as nações em desenvolvimento.
Em um aparente ataque às sanções ocidentais contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia, Xi foi citado pelo Ministério das Relações Exteriores da China como dizendo que certas nações estão impondo “sanções máximas, e deliberadamente criando divisão e confronto”.
Xi acrescentou que as nações emergentes e em desenvolvimento estão mais resolvidas a buscar força através da unidade, uma vez que a lacuna Norte-Sul continua a se ampliar.
Xi também disse que a China vai cooperar para aumentar a capacidade de produção de grãos e outras culturas. A promessa ocorre em meio a preocupações crescentes sobre uma crise alimentar global devido ao bloqueio russo às exportações ucranianas.
Xi pareceu estar anunciando a cooperação de Pequim com países em desenvolvimento antes de uma série de cúpulas de nações ocidentais, incluindo uma cúpula do G7 agendada para começar no domingo (26).
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am