Putin e Xi criticam o Ocidente e pedem por unidade do BRICS
O Presidente chinês, Xi Jinping, e o Presidente russo, Vladimir Putin, criticaram o Ocidente por aumentar a pressão sobre a Rússia por causa da invasão da Ucrânia. Eles reivindicaram a unidade entre um bloco de cinco nações conhecido como BRICS em sua cúpula on-line.
Xi, na quinta-feira (23), sediou a cúpula das nações BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Ele pediu que os membros “pratiquem o verdadeiro multilateralismo e garantam a justiça” e a ” imparcialidade”, e que rejeitem o “bullying e a divisão”, aparentemente com o Ocidente em mente, o que sancionou a Rússia.
O presidente chinês também observou que os países devem abandonar sua mentalidade de Guerra Fria e se opor às sanções unilaterais.
Putin ressaltou que estão ocorrendo problemas com a economia global devido às ações irrefletidas e egoístas de cada Estado.
Ele disse que a liderança dos BRICS é mais do que nunca necessária para criar um sistema verdadeiramente multilateral.
A China tem estado disposta a expandir a adesão do bloco. Xi disse: “É importante avançar neste processo para permitir que parceiros com os mesmos interesses se tornem parte da família BRICS em uma data inicial”.
Analistas dizem que Pequim quer criar uma contra-força para o Ocidente convidando novos membros para os BRICS, que considera ser um representante das economias emergentes e em desenvolvimento.
- Japão restabelece sanções contra o Irã - 30 de setembro de 2025 8:48 am
- China condena à morte 11 membros de quadrilha transnacional - 30 de setembro de 2025 8:35 am
- Desfile revive dança ancestral gigaku em Nara - 30 de setembro de 2025 8:22 am