-5.3 C
Kóka
quarta-feira, 14 janeiro, 2026 12:17: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Realizada cerimônia tradicional de Ano Novo no porto de Fukushima

Pescadores, em um dos portos do nordeste japonês danificados pelo terremoto e tsunami de 2011, realizaram uma cerimônia tradicional para marcar o Ano Novo.

spot_img

Realizada cerimônia tradicional de Ano Novo no porto de Fukushima

Pescadores, em um dos portos do nordeste japonês danificados pelo terremoto e tsunami de 2011, realizaram uma cerimônia tradicional para marcar o Ano Novo.

O porto de Ukedo, na cidade de Namie, na província de Fukushima, sofreu graves danos em seus quebra-mares, paredes do mar e outras infra-estruturas quando foi atingido pelo desastre. Os trabalhos para reconstruir as instalações foram concluídos no ano passado.

A cerimônia, que se diz datar de há cerca de 100 anos, foi realizada neste domingo (2), com a participação de cerca de 300 pessoas. Começou com um sacerdote xintoísta local realizando um ritual em frente aos barcos de pesca.

Em seguida, 14 navios transportando pescadores e seus familiares partiram, agitando bandeiras coloridas que normalmente são desfraldadas para indicar grandes pescarias.

Os pescadores ofereciam saquê cerimonial a seus barcos para rezar por bons transportes e pela segurança de suas operações durante o ano novo.

O porto está situado cerca de 7 quilômetros ao norte da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que sofreu um derretimento quando o desastre ocorreu.

Pescadores em Fukushima realizaram operações de teste ao largo da costa local após o acidente nuclear. Eles limitaram as quantidades e tipos de produtos marinhos que capturaram, bem como a freqüência da pesca para garantir a segurança dos produtos.

Eles terminaram a pesca de teste no ano passado e começaram a aumentar suas capturas em etapas. Mas os volumes de lanço permaneceram em cerca de 20% dos níveis observados antes do acidente. Um grande desafio é enfrentar imagens negativas sobre os produtos marinhos da Fukushima.

O representante da cooperativa pesqueira local, Takano Ichiro, disse que sua organização vai trabalhar para aumentar a freqüência da pesca para que mais pessoas possam se engajar no setor. Ele disse que quer que os consumidores comam o peixe Fukushima, pois eles são frescos e deliciosos.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img