Delia Fischer tem segunda indicação ao Grammy Latino com o álbum “Hoje”
Recorte perfeito do agora, “Hoje”, da cantora, compositora e instrumentista Delia Fischer, está entre os cinco indicados na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy Latino 2021, o Oscar da música. Composto de 7 versões emocionantes de clássicos da música brasileira e mundial, além de duas canções autorais: “Tempo de Amar”(com letra Ronaldo Bastos e poema de Carlos Drummond de Andrade), escrita originalmente para a voz de Milton Nascimento e tema da novela homônima da TV Globo, e a canção inédita “Blues de acabar” (parceria com Márcio Moreira e gravada em dueto com Ney Matogrosso).
“Hoje” mistura Beatles, Clube da Esquina, Taiguara e Bjork numa obra que retrata com muita potência os tempos pandêmicos em que estamos inseridos.
Produzido por Delia Fischer e Matias Correa (contrabaixista e cantor), responsável ainda pelas gravações e mixagens, o álbum foi ganhando corpo ao longo de mais de 30 lives que a artista transmitiu da sala de sua casa, ao piano, via YouTube e Facebook, durante a pandemia. A interação com o público a fez revisitar canções que agora surgem ressignificadas no novo álbum: temas icônicos que parecem ter sido compostos nos dias de hoje, em arranjos que privilegiam o piano e a voz de Delia Fischer.
A primeira indicação de Delia à premiação se deu em 2019 na mesma categoria pelo álbum “Tempo Mínimo”, onde a artista disputou com nomes como Gilberto Gil, Nana Caymmi e Zelia Duncan. Este ano entre os seus concorrentes na competição estão Zeca Baleiro, Luedji Luna, Thiago Holanda e Zé Manoel.
A Academia Latina realizará a 22ª Entrega Anual do Latin GRAMMY na MGM Grand Garden Arena, no dia 18 de novembro de 2021 e será transmitida ao vivo pela Univision, às 20h (hora da costa leste dos EUA) e 19h (hora central dos EUA). A cerimônia também será transmitida ao vivo pela TNT (cabo) às 19h (México)/20h(Panamá – Colômbia)/ 21h (Venezuela)/ 22h(Argentina e Chile). Outros parceiros internacionais de radiodifusão serão anunciados posteriormente.
O álbum “Hoje”, com canções de Ivan Lins, Guilherme Arantes, Taiguara, Beto Guedes e Bjork, entre outros compositores, em novas versões, teve o seu lançamento nas plataformas de streaming no dia 21 de maio. Responsável pela direção musical de vários musicais premiados, como “Elis – A Musical”, “Milton Nascimento – Nada será como antes” e “Chacrinha – O Musical”, Delia surge como intérprete de canções de outros compositores no novo álbum, em um panorama afetivo do imaginário musical e poético construído ao longo de 2020.
Produzido por Delia Fischer e Matias Correa (contrabaixista e cantor), responsável ainda pelas gravações e mixagens, o álbum foi ganhando corpo ao longo de mais de 30 lives que a artista transmitiu da sala de sua casa, ao piano, via YouTube e Facebook, durante a pandemia. A interação com o público a fez revisitar canções que agora surgem ressignificadas no novo álbum: temas icônicos que parecem ter sido compostos nos dias de hoje, em arranjos que privilegiam o piano e voz de Delia Fischer.
Das nove canções de “Hoje”, duas são autorais: “Tempo de Amar”(com letra Ronaldo Bastos e poema de Carlos Drummond de Andrade), escrita originalmente para a voz de Milton Nascimento e tema da novela homônima da TV Globo, e “Blues de acabar”, que fecha o álbum, parceria com Márcio Moreira de 2020. A gravação conta com a participação especialíssima de Ney Matogrosso. “A voz do Ney tem tudo a ver com o caminho musical da melodia. Ele tem essa carga emocional, como grande intérprete que é”, pontua Delia.
Os versos de Guilherme Arantes para “Meu mundo e nada mais” ganham ainda mais força nos tempos que vivemos. A faixa tem participação de Matias Correa nos vocais e contrabaixo. “Hoje”, canção de Taiguara lançada em 1969, estava na memória de Delia de forma difusa. Durante uma live, um fã pediu que ela a tocasse em homenagem aos 75 anos que o compositor completaria em 2020. “Quando fui prepara-la para a live seguinte, fiquei chocada com a beleza da melodia e a atualidade da letra”. Além de dar título ao álbum, a canção resume o conceito poético e musical do novo álbum e terá um vídeo clipe dirigido por Nando Chagas.
Lançada no LP de estreia de Beto Guedes, de 1977, “A Página do Relâmpago Elétrico” (Beto Guedes e Ronaldo Bastos) marcou a adolescência de Delia Fischer e apresentou-lhe os músicos do Clube da Esquina, com os quais viria a trabalhar mais tarde. “A música de Minas é como uma egrégora, que trouxe harmonia sofisticada, conhecimento, pés bem fincados no barroco e uma ligação com o mundo”, avalia. Também das Minas Gerais são Flavio Venturini e Murilo Antunes, autores de “Nascente”, do mesmo LP de Beto Guedes, com Matias Correa no contrabaixo e vocais.
“O Amor é o Meu País” (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza) foi o primeiro single do álbum, lançado em janeiro de 2021. Classificada em 2º lugar no V Festival Internacional da Canção, em 1970, a música revelou Ivan Lins nacionalmente. Delia Fischer havia mergulhado na obra de Ivan quando fez os arranjos para o show “Simone Canta Ivan Lins” e foi convidada por Claudio Lins para a celebração dos 75 anos do compositor, ano passado. Foi Claudio quem dirigiu o vídeo clipe na música, no qual Delia toca um piano que foi do próprio Ivan Lins.
Completam o álbum duas canções em inglês que dialogam perfeitamente com a proposta do álbum: “In My Life” (Lennon e McCartney) e “Jóga”, da cantora e compositora islandesa Björk, uma das grandes influências da artista. A canção de Björk foi uma das surpresas do repertório das lives: a pertinência de palavras como “state of emergency”(estado de emergência) consolidou sua presença no álbum. Há duas décadas, grávida do filho Antonio, decidiu mergulhar no repertório dos Beatles: “Atualizei o atraso musical em relação aos rapazes de Liverpool”, confessa. Quis o destino que Delia fosse convidada para participar do musical “Beatles num céu com diamantes”, em 2008, pelo qual recebeu o Prêmio Shell como arranjadora. “In My Life” ganhou nova versão com a contribuição de Matias Correa no contrabaixo.
Mesmo com a pandemia, Delia esteve trabalhando em casa e se dedicando a música. Ela lançou em setembro o single em italiano, Come Se Fosse Qui – (Delia Fischer & Tony Canto) e nessa sexta feira dia 1 de outubro, lança Mon Temps ( versão francesa da música Meu Tempo ).
Repertório de “Hoje”:
1. Tempo de Amar (Delia Fischer, Ronaldo Bastos e Carlos Drummond de Andrade)
2. Meu mundo e nada mais (Guilherme Arantes) feat. Matias Correa
3. Hoje (Taiguara)
4. A página do relâmpago elétrico (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
5. Jóga (Björk)
6. Nascente (Flavio Venturini e Murilo Antunes) feat. Matias Correa
7. O amor é o meu país (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza)
8. In my life (John Lennon e Paul McCartney) featuring Matias Correa
9. Blues de acabar (Delia Fischer e Marcio Moreira) feat. Ney Matogrosso
Ficha Técnica
Produção musical de Delia Fischer e Matias Correa
Gravado e mixado por Matias Correa
Gravado no Estúdio Visom Digital e no Home Studio Cor de Sol, Rio de Janeiro
Masterização: Classic Master por Carlos Freitas, Los Angeles
Design da capa: Moira Osorio
Foto: Nando Chagas.
Álbum Produzido por Delia Fischer
Gravadora: Labidad Music
Website:http://www.deliafischer.com.br/
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am