18 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  11:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nagasaki relembra vítimas da bomba atômica

Nagasaki está homenageando as dezenas de milhares de vidas perdidas quando um avião militar americano lançou uma bomba atômica na cidade japonesa neste dia, 76 anos atrás.

Nagasaki relembra vítimas da bomba atômica

Nagasaki está homenageando as dezenas de milhares de vidas perdidas quando um avião militar americano lançou uma bomba atômica na cidade japonesa neste dia, 76 anos atrás.

Desde cedo pela manhã, as pessoas têm se reunido para homenagear as vítimas em lugares como o Parque da Paz de Nagasaki, construído em torno do ponto zero.

Um homem disse que temos que parar um momento para refletir sobre a guerra, em tais ocasiões.

Uma mulher disse que” eu quero que todas as armas nucleares sejam sucateadas”.

Uma missa católica foi realizada em uma catedral perto do parque. Os fiéis relembraram dos 8.500 seguidores que morreram na área devido ao bombardeio.

Uma cerimônia memorial está marcada para começar às 10h45 da manhã.

O número de pessoas presentes será limitado a cerca de 500, devido às medidas do coronavírus chinês. Isso é um décimo do tamanho antes da pandemia.

Os participantes, incluirão sobreviventes, seus parentes, o primeiro-ministro Suga Yoshihide e representantes de cerca de 60 países.

Um registro contendo os nomes de 189.163 vítimas será colocado dentro de um memorial. Ele inclui os nomes de 3.202 pessoas que foram acrescentadas desde o ano passado.

Os participantes oferecerão um momento de silêncio às 11h02 da manhã, quando a bomba explodiu em 9 de agosto de 1945.

O prefeito de Nagasaki Taue Tomihisa entregará uma declaração de paz durante a cerimônia. Espera-se que ele invoque a iniciativa do governo japonês de alcançar um mundo sem armas nucleares.

O prefeito também deve instar o governo a aderir a um tratado da ONU que proíba as armas nucleares.

O tratado entrou em vigor em janeiro. Mas as potências nucleares, assim como o Japão e outros países protegidos pelo guarda-chuva nuclear dos EUA, não o assinaram.

Ao longo do dia, as pessoas em Nagasaki refletirão sobre o evento catastrófico da guerra e enviarão uma mensagem de que o bombardeio atômico, que devastou sua cidade, deve permanecer para sempre como o último do mundo.