Ministros do G20 não chegam a acordo sobre metas climáticas
Os ministros do Meio Ambiente das nações do G20 encerraram as conversações sem um acordo sobre medidas específicas para combater a mudança climática.
Os ministros discutiram os esforços para alcançar uma sociedade isenta de carbono, na cidade italiana de Nápoles, na sexta-feira (23).
O Ministro do Meio Ambiente do Japão, Koizumi Shinjiro, o Enviado Especial do Presidente para o Clima dos EUA, John Kerry, os ministros do meio ambiente da Rússia e da China, e outros delegados, participaram da reunião.
As discussões foram vistas como um importante passo à frente das negociações climáticas das Nações Unidas, conhecidas como COP26, que acontecem na Grã-Bretanha em novembro deste ano.
Os ministros discordaram sobre o ritmo apropriado da transição do carvão para a geração de energia limpa. Muitas nações industrializadas estão tentando eliminar, gradualmente, o carvão de seus sistemas de energia, enquanto os países em desenvolvimento se opõem a isso.
A questão terá que ser discutida em uma cúpula do G20 em outubro.
O ministro italiano da Transição Ecológica, Roberto Cingolani, disse em uma conferência de imprensa que as negociações com a China, Rússia e Índia haviam se mostrado especialmente difíceis.
Cingolani disse que houve diferenças com os três países sobre a aceleração dos esforços para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius em comparação com os níveis pré-industriais. O objetivo foi estabelecido no Acordo de Paris de 2015 sobre mudança climática.
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
- Província de Mie avalia suspender contratação de estrangeiros em 2026 - 25 de dezembro de 2025 4:30 am
















