Líder militar de Myanmar visita a Rússia
O líder militar de Myanmar visitou a Rússia numa aparente tentativa de fortalecer os laços do regime com o Kremlin.
A rede de televisão estatal de Myanmar, nesta segunda-feira (21), transmitiu imagens da reunião do General Sênior Min Aung Hlaing com um alto funcionário da segurança russa e um executivo de uma empresa de armas em Moscou. O general disse que tinha feito a viagem para discutir a segurança bilateral e a cooperação militar.
As forças armadas de Myanmar têm enfrentado críticas crescentes sobre sua constante repressão contra os manifestantes anti-golpe. A Assembléia Geral da ONU adotou, recentemente, uma resolução apelando para um embargo de armas ao país.
A visita de Min Aung Hlaing é vista como uma tentativa dos militares de mostrar seus laços com a Rússia, um de seus principais fornecedores de armas.
Os funcionários do Kremlin anunciaram na segunda-feira que Nikolai Patrushev, o secretário do Conselho de Segurança do país, havia se reunido com Min Aung Hlaing.
As autoridades disseram que os dois haviam trocado opiniões sobre uma série de tópicos, incluindo a interferência estrangeira nos assuntos internos de Myanmar. Eles também confirmaram que seus países iriam trabalhar mais estreitamente juntos em vários campos.
Mas o porta-voz presidencial Dmitry Peskov disse que o presidente Vladimir Putin não se reuniria com Min Aung Hlaing.
O Kremlin parece estar desconfiado de ser visto como um aliado próximo dos militares de Myanmar, apesar de sua oposição pública aos esforços internacionais para exercer pressão sobre o regime.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am