Ministros da Defesa do Japão e da Malásia realizam teleconferência
O ministro de Defesa do Japão conversou com seu homólogo malaio, expressando “sérias preocupações” sobre uma lei chinesa que autoriza sua guarda costeira a usar armas.
O Ministro da Defesa, Kishi Nobuo, realizou uma teleconferência em vídeo nesta quinta-feira (15), com o Ministro Sênior da Defesa da Malásia, Dato’ Sri Ismail Sabri bin Yaakob.
O Ministério da Defesa do Japão informou que Kishi “ressaltou a exigência de manter e reforçar o ‘Indo-Pacífico Livre e Aberto'”.
O dois lados “reafirmaram a necessidade crítica de observar o direito internacional, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”.
O ministério informou que Kishi “condenou” o lançamento de mísseis balísticos pela Coréia do Norte no mês passado, acrescentando que os lançamentos violam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e que o ministro “expressou a opinião de que representam um sério desafio para a comunidade internacional como um todo”.
O ministério disse que os dois lados também “notaram suas profundas preocupações com a situação atual em Myanmar” e “afirmaram sua intenção de cooperar estreitamente” sobre o assunto.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am