EUA e Indonésia fortalecem laços no Mar do Sul da China
Estados Unidos e a Indonésia concordaram em trabalhar conjuntamente no desenvolvimento das ilhas indonésias no Mar do Sul da China, em um movimento que desafia as reivindicações da China nas águas.
O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e a Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, realizaram conversações em Jacarta nesta quinta-feira (29).
Eles discutiram a situação no Mar do Sul da China, onde a China reivindica a maior parte das águas. A Indonésia designou uma zona econômica exclusiva ao largo das Ilhas Natuna, e tem uma disputa territorial com Pequim na área.
Retno disse que a estabilidade e a paz devem ser mantidas no Mar do Sul da China e que o direito internacional, em particular a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, deve ser respeitado e implementado.
Ela pediu mais investimentos às empresas americanas, inclusive para projetos nas ilhas exteriores da Indonésia, como as Ilhas Natuna.
Pompeo disse que os EUA saúdam a ação decisiva da Indonésia para salvaguardar sua soberania marítima em torno das Ilhas Natuna.
Ele expressou a vontade de cooperar de novas maneiras para garantir a segurança marítima e proteger algumas das rotas comerciais mais movimentadas do mundo.
O Japão também está ajudando a Indonésia a desenvolver portos pesqueiros e a aumentar a capacidade de patrulhamento na área.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















