16 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/21  11:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Relembrando as vítimas da bomba atômica em Nagasaki

O Japão está homenageando as vítimas de um evento catastrófico durante a Segunda Guerra Mundial. Exatamente 75 anos atrás, um avião de guerra americano lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki ... apenas três dias depois de uma ter arrasado Hiroshima.

Relembrando as vítimas da bomba atômica em Nagasaki

O Japão está homenageando as vítimas de um evento catastrófico durante a Segunda Guerra Mundial. Exatamente 75 anos atrás, um avião de guerra americano lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki … apenas três dias depois de uma ter arrasado Hiroshima.

As pessoas se reuniram em uma cerimônia, neste domingo (9), na esperança de um mundo sem guerra e sem armas nucleares.

A cidade ficou em silêncio às 11h02, no exato momento em que a bomba explodiu.

No final de 1945, o bombardeio havia matado mais de 70.000 pessoas.

Todos os anos, milhares de pessoas comparecem à cerimônia no parque da paz da cidade.

Mas devido à pandemia do coronavírus chinês, este ano não houve lugar para o público.

Cerca de 500 pessoas compareceram, incluindo sobreviventes de bombas atômicas, também conhecidas como “hibakusha”.

Fukahori Shigemi tinha 14 anos na época do bombardeio e perdeu seus quatro irmãos. Ele é católico e conheceu o Papa Francisco durante sua visita a Nagasaki no ano passado.

Fukahori disse: “Este ano faz 75 anos desde o bombardeio, e os hibakushas estão morrendo, um após o outro. Estou determinado a continuar lutando para fazer de Nagasaki o último lugar a sofrer um bombardeio atômico, mantendo em meu coração a mensagem do Papa de que devemos abolir as armas nucleares”.

O prefeito de Nagasaki, Taue Tomihisa, disse que a pandemia do coronavírus chinês e o problema das armas nucleares afetam a todos na Terra.

Taue exortou o governo japonês a assinar o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, que foi adotado nas Nações Unidas há três anos.

Ele disse: “Entre os Estados e países que possuem armas nucleares sob o guarda-chuva nuclear, houve vozes que afirmaram que é muito cedo para tal tratado. Não é assim. Ao contrário, as reduções de armas nucleares estão muito atrasadas”.

O tratado ainda não entrou em vigor, pois as nações nucleares e não-nucleares continuam divididas sobre a questão.

Pelo menos 50 países precisam ratificar o pacto para que ele entre em vigor. Até agora, 43 países já o fizeram. O impulso para o desarmamento nuclear continua paralisado.

O Primeiro Ministro, Abe Shinzo, diz que o Japão fará contribuições para o desarmamento nuclear … mas o governo mantém que o Japão não aderirá ao tratado da ONU.

Abe disse: “Em Nagasaki, onde as orações pela paz permanente continuam, eu prometo que o Japão estará comprometido com a realização de um mundo sem armas nucleares”.

Os nomes de 185.982 vítimas são mantidos no cenotáfio, incluindo cerca de 3.400 que foram acrescentados este ano.

A média de idade dos sobreviventes é superior a 83 anos. À medida que envelhecem, eles estão lutando para transmitir sua experiência … especialmente este ano, pois a pandemia os priva da chance de falar pessoalmente com as pessoas.