18 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  11:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Submarino desconhecido avistado na zona contígua do Japão

A Força de Auto-Defesa Marítima do Japão, ou Japanese Maritime Self-Defense Force - MSDF, confirmou que um submarino estrangeiro navegou em uma área fora das águas territoriais japonesas, sem emergir, esta semana. Os oficiais de defesa dizem acreditar que o submarino pertence à Marinha chinesa.

Submarino desconhecido avistado na zona contígua do Japão

A Força de Auto-Defesa Marítima do Japão, ou Japanese Maritime Self-Defense Force – MSDF, confirmou que um submarino estrangeiro navegou em uma área fora das águas territoriais japonesas, sem emergir, esta semana. Os oficiais de defesa dizem acreditar que o submarino pertence à Marinha chinesa.

Oficiais do Ministério da Defesa dizem que destroyers da MSDF e aviões de patrulha avistaram o submarino pela primeira vez na tarde de quinta-feira (18), na zona contígua a nordeste da Ilha Amami-Oshima, na província japonesa de Kagoshima, no sudoeste do Japão. Informam que estava se deslocando para oeste e que a MSDF o manteve sob observação.

Oficiais dizem que o submarino deixou a zona até a manhã de sábado (20), indo para o oeste através do Mar da China Oriental. Eles dizem que o submarino não entrou nas águas territoriais do Japão.

O Ministro da Defesa japonês, Kono Taro, no sábado, instruiu os funcionários do Ministério da Defesa e das Forças de Autodefesa a fazer o máximo possível para coletar informações e realizar atividades de vigilância e alerta.

Segundo a legislação internacional, um submarino deve subir à superfície e hastear sua bandeira nacional quando navega em águas territoriais estrangeiras. Mas a regra não se aplica a zonas contíguas.

Autoridades japonesas de defesa dizem que o submarino navegou do Pacífico para o Mar da China Oriental através de um canal estreito entre a Ilha Amami-Oshima e as Ilhas Tokara. Eles dizem que o último movimento é incomum e estão analisando o propósito da incursão.

Esta é a primeira vez, em cerca de dois anos, que um submarino estrangeiro é detectado na zona contígua do Japão.

Em janeiro de 2018, um submarino chinês movido a energia nuclear foi avistado na zona contígua do Japão ao largo da Ilha Miyako, bem como nas Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.

O Japão controla as Ilhas Senkaku. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do Japão. China e Taiwan as reivindicam.