Estado de emergência de Tóquio pode ser suspenso segunda-feira (25)
O governo japonês poderá suspender o estado de emergência em Tóquio e outras quatro prefeituras já nesta segunda-feira (25), devido ao progresso contínuo no esforço para conter o novo coronavírus.
A decisão final será tomada na segunda-feira, após ouvir a opinião dos especialistas. As outras prefeituras são Kanagawa, Chiba e Saitama, que são vizinhas da capital, e Hokkaido, no norte.
Tóquio teve três novas infecções na sexta-feira (22). O número nos últimos sete dias tem sido inferior a 0,5 por 100 mil pessoas – um dos critérios para que o estado de emergência seja levantado.
No entanto, a taxa em Kanagawa e Hokkaido permaneceu acima desse limite.
Na sexta-feira, o ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, disse que o número de novos casos continua a diminuir, e a situação nas instalações médicas está melhorando em todas essas prefeituras. Ele sugeriu que o estado de emergência poderia ser suspenso se a situação atual se mantivesse.
Após a suspensão do estado de emergência em todas as prefeituras, o governo planeja emitir diretrizes básicas para a retomada das atividades sociais e econômicas, incluindo eventos de grande escala, viagens em todo o país e promoção do turismo.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am