Kaiser: O maior trapaceiro da história do futebol brasileiro vira filme e estreia em julho

O documentário  Kaiser: The Greatest Footballer Never to Have Played Football (“Kaiser, o grande futebolista que nunca jogou futebol“), do diretor e produtor britânico Louis Myles, responsável por diversos documentários sobre futebol, vai contar a incrível história do maior farsante do futebol brasileiro, o rei da malandragem e jogador Carlos Kaiser. Kaiser conseguiu enganar a todos, principalmente dirigentes de clubes de futebol por mais de 20 anos, sem nunca ser descoberto como o maior trapaceiro da história do futebol que não sabia jogar. No documentário, lendas do futebol brasileiro como Carlos Alberto, Zico, Júnior, Bebeto e Renato Gaúcho, além do próprio Kaiser dão depoimentos sobre a grande farsa. Com atores brasileiros, o filme estreia nos cinemas em julho, mas sem previsão para exibição no Brasil.

A lenda Carlos Kaiser começa nos anos 70, quando atuava em equipes juvenis do Botafogo.Taiana faz uma pequena participação no polêmico documentário e o ator Eduardo Lara interpreta Kaiser. Kaiser é a mais incrível história não contada da história do futebol. No final do século 20, o Brasil era o time de futebol mais glamoroso do mundo. Jogadores como Zico, Sócrates, Romário e Ronaldo transformaram um jogo de equipe em arte performática. Quando questionado sobre o porque da farsa, Kaiser se defende: “Fui vítima da minha mãe. Obrigou-me a ser jogador de futebol, quando eu sonhava apenas dar aulas de Educação Física. Fiz de tudo para não treinar ou jogar. Menti, enganei, ludibriei, mas também ajudei muita gente.”

Carlos Henrique Raposo (55), nasceu em 2 de abril de 1963 no Rio de Janeiro. Conhecido por todos como Kaiser e o Forrest Gump do futebol brasileiro, cresceu em uma favela do Rio de Janeiro com um sonho: ser professor de Educação Física, mas como ele afirma, foi obrigado pela mãe adotiva a se tornar um jogador de futebol profissional para ajudar a sustentar a família. Ele não tinha talento para fazê-lo por meios convencionais, então construiu uma elaborada realidade alternativa que lhe permitiu juntar-se a alguns dos clubes mais emblemáticos do futebol mundial – e aproveitar todas as armadilhas da alta sociedade que o acompanhavam. Ele era um VIP self-made.

Kaiser tinha mais frente que a praia de Copacabana. Ele estava imune ao constrangimento e medo de nada. Ele enganou os jogadores de superstar, treinadores e até os gangsters mais perigosos do Brasil para atingir seu objetivo de ser um jogador de futebol. Foi fraude esportiva em uma escala sem precedentes. Seus golpes e mentiras trouxeram tanta notoriedade que ele ficou conhecido como o Rei do Rio. O futebol em si não o interessava, mas sim o que ele proporcionava, como festas, mulheres bonitas, badalação, dinheiro, fama, diversão e todas as regalias e prazeres que o futebol proporciona aos seus astros. O apelido Kaiser foi ideia dos amigos que achavam as suas jogadas parecidas com as do jogador alemão Franz Beckenbauer.

Kaiser, Paulo Roberto e Renato Gaúcho

Carlos Henrique Raposo conseguiu manter uma carreira de 26 anos como jogador de futebol profissional no Brasil nos anos 1980 e 1990, assinando contratos com muitos clubes famosos, se tornou um jogador de futebol celebridade, uma das estrelas mais elogiadas da época, tendo em seu círculo de amizades Romário, Carlos Alberto Torres, Renato Gaúcho, Edmundo, Branco, Rocha, Moisés, Gaúcho, Tato, Ricardo Rocha, Maurício entre outros.

Foi para a França, passou pelos Estados Unidos, fez uma escala no México… sem praticamente ter entrado em campo para uma partida oficial. Sua estratégia elaborada de suposto atacante conseguia enganar jogadores, dirigentes, treinadores e a mídia. Kaiser alto, bonito, charmoso, físico avantajado e um grande conquistador. Durante os treinos físicos sempre alegava estar fora de forma, e assim conseguia ficar duas semanas só correndo em volta do campo. A coisa complicava quando a bola rolava, mas ele já tinha o segundo plano.

Kaiser fingia contusão e ficava até 20 dias no departamento médico. Na época não havia ressonância (magnética) e assim não conseguiam descobrir que era fingimento. Kaiser encerrou sua carreira aos 39 anos, quando jogava pelo Ajaccio, clube da segunda divisão da França, no qual ficou durante alguns anos. Kaiser garantiu que jogou de verdade no Ajaccio, porém, não mais do que 20 minutos por partida, e somente em algumas temporadas. Apenas agora, neste documentário, que a história completa poderá ser contada.

Em 2017 o famoso jornal britânico The Guardian, dedicou destaque especial a história de Kaiser. “Este documentário emocionante conta uma história quase inacreditável sobre um homem que enganou clube após clube para financiar seu estilo de vida como estrela de futebol no Rio” **** The Guardian

Site: http://kaiserthefilm.co.uk/

Vamos conhecer um pouco sobre a Taiana Bastos, atriz, artista de música, percussionista, atleta e produtora que faz uma pequena participação no filme Kaíser. Taiara é uma das fundadoras e integrante do grupo de percussão feminina Morenas de Sol do Vidigal. Percussora do Skimboard no Rio de Janeiro, do qual foi campeã, organizou campeonatos e projeto esportivo do esporte, dando aulas do mesmo na Praia do Leblon e Vidigal e continua difundindo o esporte no Brasil.

Taiana ingressou no Grupo de Teatro Nós do Morro em 2005, a qual estudou Teatro , música, artes e cinema , em 2015 se tornou produtora do projeto realizado pelo Grupo Nós do Morro que apresenta o Vidigal Show, uma atividade gratuita de estímulo à formação de plateia comunitária e lançamento de novas.

Os trabalhos mais recentes do cinema foram os filmes Praça Paris de Lucia Murat , Nossa Favela apresenta Duas Mães do diretor italiano Moreno de Turco e o documentário  Kaiser: The Greatest Footballer Never to Have Played Football. Atualmente faz parte da Cia de Atores do Grupo, atuando no espetáculo Encontros, 32 anos depois.  No filme, Taiana interpreta uma garota de programa, que tinha um caso com um presidente de um grande time, e participava das orgias e festinhas envolvendo os jogadores da época.

Facebook: https://www.facebook.com/bandaoficialmorenasdesol
Instagram: https://www.instagram.com/morenasdesol/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.