Arandu Arakuaa lança 1º videoclipe do álbum Mrã Waze

A banda Arandu Arakuaa disponibilizou nessa segunda-feira (09/07) no Youtube, o novo videoclipe do primeiro single Huku Hêmba  (Espírito da Onça no idioma Akwẽ Xerente) que faz parte do terceiro full álbum, Mrã Waze (Respeito a Natureza no idioma indígena brasileiro Akwẽ Xerente). A música e letra são da autoria do compositor e vocalista Zândhio Huku. A banda também divulgou a arte da capa, o título e o tracklist de seu terceiro full length. A autora da arte é a talentosíssima brasiliense, Anjayra M.

foto by Caio Cortonesi

O conceito do disco versa sobre a relação do homem com a natureza, o uso das medicinas de cura nas quais os pajés trabalham com as forças da natureza e os espíritos dos animais, além de toda a mística da lua e do sol. A mensagem central é “todos unidos em matéria e espírito”, assim formando uma grande unidade, onde não há separação entre o plano físico e o espiritual e, consequentemente, se atinge o equilíbrio entre o homem, os animais, a natureza, enfim, todo o cosmos.

Zândhio Huku

A banda Arandu Arakuaa (que em tupi-guarani significa: “saber dos ciclos dos céus” ou “sabedoria do cosmos”), teve início em abril de 2008 quando Zândhio Aquino começou a compor músicas com letras em Tupi Antigo. A banda atualmente é composta por Zândhio Huku (Vocais/Guitarra/Viola Caipira/Instrumentos Indígenas), Lís Carvalho (Vocais/Pífano), Guilherme Cezario (Guitarra), Saulo Lucena (Baixo/Vocais), João Mancha (Bateria/Percussão).

Lís Carvalho

A musicalidade da banda mescla heavy metal à música indígena e regional brasileira, com letras nos idiomas indígenas Tupi, Xerente e Xavante, inspiradas nas lendas, ritos e lutas dos Povos Indígenas do Brasil. Desta maneira, buscando contribuir para a divulgação e valorização de suas manifestações culturais, subestimadas durante os séculos.

O uso da viola caipira realça ainda mais a brasilidade na sonoridade do Arandu Arakuaa. Zândhio usa uma Guitarra Viola, instrumento idealizado pelo próprio músico.

Em agosto de 2011, a banda fez o seu primeiro show e, desde então, divulga o seu trabalho com um repertório 100% autoral. Conta com um EP “Arandu Arakuaa – 2012” e dois álbuns “Kó Yby Oré – 2013” e “Wdê Nnãkrda – 2015; e está prestes a lançar seu terceiro álbum. Conta também com cinco vídeos clips e dois lyrics vídeo. Já tendo se apresentado em festivais como Agosto de Rock (TO); Femme Festival (GO); Ferrock (DF); Porão do Rock (DF), THORHAMMERFEST(SP) e no evento Fórum Mundial de Direitos Humanos.

Saulo Lucena e Zândhio Huku

Foi citada como exemplo de resistência em ecologia, em tese de doutorado em educação da UNICAMP, participou de uma cena para uma série sobre o lendário Zé do Caixão, interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele e transmitida pelo canal de Tv Space, além de matérias em mídias de grande circulação como BBC Brasil, Uol, G1, Terra, O Globo, Correio do Povo, dentre outros. Atualmente se encontra produzindo seu terceiro disso.

A banda tem a música îpredu ((Zândhio Huku) na trilha sonora do curta-metragem “KANÃNÃI- A metáfora do prêmio”. Com roteiro, direção e edição de Bruno de Souza, co-direção Joyce Souza, traz no elenco Hayuan Pataxó, Wekanã Pataxó, Arabutã Pataxó.

O produtor Caio Duarte (BroadBand Studio), também conhecido no cinema como Caio Cortonesi, fala sobre o novo disco e seu envolvimento profissional e pessoal com o Arandu Arakuaa. O disco fala na importância da relação entre o homem e o meio ambiente, e como um completa o outro. A arte da capa foi assinada pela brasiliense Anjayra M.A e a previsão de lançamento em formato digital esta prevista para o final de julho, e em formato físico em agosto. Caio produziu os dois discos anteriores da banda. Confira abaixo as músicas do álbum:

Zândhio Huku e o produtor musical Caio Duarte

01. Sy-gûasu (grande mãe, no idioma Tupi) 02. Gûaîupîá (espírito dos pajés bons, no idioma Tupi) 03. Îasy (lua, no idioma Tupi) 04. Danhõ’re (cantar, no idioma Xavante) 05. Huku Hêmba (espirito da onça, no idioma Akwẽ Xerente) 06. Ko Kri (água fria, no idioma Krahô) – Faixa Instrumental 07. Jurupari (deus dos sonhos, no idioma Tupi) 08. Gûaînumby (beijar-flor, no idioma Tupi) 09. Îagûara Kûara (toca da onça, no idioma Tupi) 10. Abaré Angaíba (padre mau, no idioma Tupi) 11. Rowahtu-ze (ensinamento, no idioma Akwẽ Xerente).

Contatos para Shows: E-mail: aranduarakuaa@gmail.com Tel: +55 (61) 99699-7892 / 99269-8564

Abaixo outros trabalhos da banda com antigos integrantes.

Website: http://www.aranduarakuaa.tnb.art.br/
Facebook: https://www.facebook.com/aranduarakuaa/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBvvDkUutlYUwXRGYKSfDNQ
Soundcloud: https://soundcloud.com/aranduarakuaa

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.