Čao Laru está em turnê pelo Brasil para o lançamento do disco Kombiphonie.
O grupo Čao Laru criado na França por seis músicos que optaram por somar suas raízes e seus diferentes universos para a criação de uma música que viaja, que aprende, que se transmite e que não abdica do direito de se transformar, está em turnê pelo Brasil desde abril e encerra sua agenda de shows no mês de maio. A história do Čao Laru não poderia ser senão curiosa – e inspiradora.
Em 2014, eles cursavam mestrado em Pedagogia Musical em Rennes, na França. Decididos a colocar em prática os conceitos que aprendiam na universidade, eles resolveram montar uma banda de “músicos interventores”, que ocupavam, com música, espaços como asilos, creches e hospitais. Começava a se desenhar ali um dos pilares do Čao Laru: a vontade de levar música a qualquer lugar.
Čao Laru é um grupo franco-brasileiro e viajante – 2 brasileiros e 5 franceses (4 mulheres, 3 homens), que nasce do diálogo entre cinco vozes e uma aquarela de instrumentos: violino, cavaquinho, violoncelo, pandeiro, saxofone, zabumba, contrabaixo, sanfona. Čao Laru é o encontro entre canções francesas, polifonias leste-europeias e ritmos brasileiros, entre cantos occitanos e sons dos Balkãs, entre composições e rearranjos de músicas tradicionais colhidas pelas estradas por onde passa.
Sua formação atual é composta por sete integrantes: Noubar Sarkissian Junior (cavaquinho, violão, pandeiro e voz), Felipe Trez (bateria), Pedro Correa Abrantes Pinheiro (baixo e contrabaixo), Laura Aubry (acordeom e voz), Marie Tisser (violoncelo e voz), Louise Aleci (violino e voz) e Victor Ledoux (saxofone e voz). A turnê passa por casas de shows independentes, bares, teatros, Sesc’s e eventos de prefeituras, mas também conta com apresentações gratuitas em praças, feiras e até na casa de fãs da banda.
Escrito num misto entre sérvio e francês, Čao Laru é o que a gente se diz quando nos encontramos, mas também o que dizemos quando nos separamos. “LLega siempre quien se va”, dizemos em uma exclamação, um convite à partilha e ao arrebatamento. O grupo chegou na América do Sul em novembro de 2016 depois de uma longa viagem pela Europa do Leste.
Após percorrer 30 mil km em Kombi entre Brasil e Argentina, pesquisando e recriando tradições, a banda tem a honra de voltar a São Paulo para lançar seu novo concerto, “Músicas de um Mundo-quintal”, com as canções do album Kombiphonie (2017), tais como “Del sur p´al norte”, de Noubar Sarkissian, em homenagem aos andarilhos e trovadores que se alimentam de estrada e são levados por suas músicas, “Ô Baião”, na qual a acordeonista e compositora francesa Laura Aubry mescla baião e candombe uruguaio, tudo cantado em francês, e também temas ancestrais, como o albanês “Lule lule” e o grego “Min Idhate”, em arranjos que misturam manouche, tango, e tudo o que ainda não tem nome.
Em 2016, numa viagem a Cuba, eles tiveram a primeira experiência em levar essa arte para fora da França – e gostaram tanto da equação banda na estrada + conhecer lugares e pessoas novas, que decidiram: seriam, a partir dali, uma “banda viajante”.
Desde então, o Cao Laru é um fenômeno. Em junho daquele ano, alugaram um motorhome e ficaram quatro meses na estrada. Passaram por 13 países, entre a França e a Romênia.
Na Suíça, descobriram que tocar nas ruas e feiras de artesanato – e passar o chapéu ao final das apresentações – lhes rendia dinheiro suficiente para que os seis músicos se sustentassem. Aqui, nasce outro pilar do grupo: o longo tempo em que permanecem juntos, fazendo dezenas de shows em sequência, por meses, como é o caso da atual turnê
no Brasil.
Em outubro de 2016, vieram ao Brasil e compraram uma Kombi. E foram da Bahia até a Patagônia, na Argentina, totalizando 7 meses na estrada, 25.000 quilômetros rodados e incontáveis apresentações. Nessa turnê de 2018, Luiz Gabriel Lopes (na foto abaixo com o grupo) entra na kombi para uma série de shows por São Paulo e Minas Gerais ao lado do Čao Laru.
Para um esquema tão original funcionar, é preciso organização. A cada turnê, eles dividem funções: um acorda o grupo no horário correto; o outro é responsável pela faxina da Kombi; outro cuida dos mapas para eles não se perderem nas longas viagens; e há o cozinheiro e o lava-louças, além do motorista, é claro.
“Também temos uma regra: cada músico é responsável pela produção de uma turnê”, explica Noubar, que assumiu a organização dos shows no Brasil. Sem a estrutura de um escritório e contando apenas com computador e wifi – quando o lugar em que estão tem internet… – Noubar articulou mais de 40 apresentações em 60 dias.
Agenda de shows da turnê 2018 no Brasil:
19/04 – Itajaí (SC) Casa da Cultura—20/04 – Blumenau (SC) Cafundó Bar—21/04 – Joinville (SC)-Casa 97—22/04 – Curitiba (PR) Restaurante A Caiçara—26/04 – Ouro Preto (MG) Casa da Ópera—26/04 – Mariana (MG) Saragana Café—27/04 – Ouro Branco (MG)
Hotel Verdes Mares—28/04 – Barbacena (MG) Plataforma Rotunda—29/04 – Tiradentes (MG) SESI—30/04 –Casa de Francisca 01/05 – Tiradentes (MG)—01 e 02/05 – São João del Rei (MG) Barteliê e Teatro Municipal—04/05 – Juiz de Fora (MG) Mercadinho Qualquer Coisa—05/05 – Juiz de Fora (MG) Sociedade Filarmônica—09/05 – Rio de Janeiro (RJ) Galpão Ladeira das Artes—10/05 – Paraty (RJ) Casa de Cultura—12/05 – Bertioga (SP) Casa da Cultura—13/05 – Londrina (PR) Festa Barbada—16/05 – Gonçalves (MG) Armazém São Bento—17/05 – Campinas (SP) Sesc Campinas—18/05 – São Paulo (SP)
Casa do Mancha—20/05 – São Paulo (SP) SESC Itaquera—23/05 – São Carlos (SP)
Teatro Municipal—24/05 – Uberaba (MG) Lab 92—25/05 – Araguari (MG) Vitrola Ambiente Cultural—26/05 – Uberlândia (MG) Cena Cerrado—27/05 – Uberaba (MG) Concha Acústica—29/05 – Belo Horizonte (MG) Samba Rooms—30/05 – Belo Horizonte (MG) Teatro Bradesco—31/05 – São Lourenço (MG) Praça Pública—01/06 – Aiuruoca (MG)
Praça Pública—08/06 – Birigui (SP) SESC Birigui—10/06 – Bauru (SP) SESC Bauru—
14/06 – Vinhedo (SP) Frei Jo—15/06 – Santos (SP) SESC Santos—16/06 – São Paulo (SP) Casa de Francisca—16/06 – Bragança Paulisa (SP) Galpão Busca Vida—22/06 – São Paulo (SP) Mundo Pensante—23/06 – Registro (SP) SESC Registro.
Assessoria de Imprensa | Navegar Comunicação
Rafael Michalawski
(11) 3582-0600 / (11) 98112-4082
rafael@navegarcomunicacao.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CaoLaru/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7eyq5Qw0MKlvNRzIjgT_Vg
Google drive: https://drive.google.com/drive/folders/0B0uXAZoz6RmrRHhocVZjUE5Pb2s
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am





















