Alanito Sonhador e toda a beleza e poesia do seu Gigante de Papel.

Alan Soares da Silveira (Alanito Sonhador) cantor, compositor, violonista, guitarrista e poeta, nasceu em Barra Mansa – RJ, em 18 de março de 1976. Na infância e adolescência, morou em alguns municípios do estado de Minas Gerais, quando assumiu a influência e paixão pela “MPB mineira” e onde também conheceu o rock setentista que o mineiro sempre consumiu. Foi nessa mistura de Clube da Esquina e Led Zeppelin que começou a conhecer o seu caminho musical.Alanito, quando despertou para a música e qual o seu estilo musical?
Iniciei os estudos da música ainda criança, com o violão popular e clássico, e me considero como um grande colecionador de estilos musicais, exercendo várias intenções conforme a música se movimente em minha alma. Da seresta ao heavy metal, do reggae ao punk rock, da mpb ao jazz, da bossa nova ao pop.

Iniciou a carreira com que idade?
Aos 19 anos, mudei-me para Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, para cursar o ensino superior. Essa foi, sem dúvida, a grande porta para inserção musical, quando toquei em todos os bares e festas possíveis, no esquema de violão e voz.

Quando gravou o primeiro disco?
Por influência de um professor, poeta e amigo, comecei a “musicar” as primeiras composições, utilizando seus textos escritos como poemas. Acrescentando outros que eu mesmo escrevi, gravei de forma independente o meu primeiro disco, no ano 2000, chamado Kuat Iae – que significa sol e lua, em tupi-guarani – na forma de banda, chamada O Boca do Rio.Se apresentavam onde?
Com essa banda, toquei em vários estados brasileiros e participei de festivais nacionais, como o Festival Aroma do Campo (sucessor do FestValda).

Participou de outras bandas?
Posteriormente, fui convidado a assumir os vocais da banda Mangabrothers – conhecida no cenário fluminense, com seu tributo a Bob Marley. Em pouco tempo, gravamos um disco autoral com minhas novas composições, sobre a base da vertente reggae.

Em relação ao disco Gigante de Papel, como foram selecionadas as músicas que comporiam o repertório?
Paralelamente e somando-se as composições dos dois trabalhos, cerca de 70 músicas fizeram parte da seleção de repertório para o disco Gigante de Papel, com material musical de 1995 a 2016.Todas as canções são de sua autoria?
Ao lado do produtor Julio Alecrim, da Arquitetura Musical, chegamos ao número de 15 faixas autorais, onde assino todas e divido três composições: Gigante de Papel, com Julio Alecrim; Meu Mantra, com Adaucto H. Elian; e Lua Cheia (Novamente), com Fabio “Soul” Mariano.

Quando aconteceu o lançamento do disco?
O álbum Gigante de Papel, foi lançado em março de 2017.

Geralmente há convidados especiais num disco. Quem participou do álbum?
O disco contou com a participação de Serginho Serra (ex-integrante do Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Cazuza, Cássia Eller, Leo Jaime, Lobão, entre outros), Arthur de Palla (contrabaixista do The Voice Brasil), Luciano Mendes (ex-integrante de Kleiton e Kledir), Helio Ratis (ex-integrante de A Bruxa e Raimunda, o Musical), Rafael Langoni Smith (produtor musical da TV Globo), Felipe Marques (endorser da Yamaha Drums), Julio Alecrim (guitarrista e produtor musical e proprietário da produtora Arquitetura Musical) e  Miguel Pezzuti (criador dos discos percussivos SONAVI).Como ter acesso as músicas do Gigante de Papel?
Hoje, o álbum se encontra disponível em todas as plataformas digitais e me encontro realizando shows sobre este trabalho.

Como você define o álbum Gigante de Papel?
No impulso de escrever e compor, a produção musical se torna inevitável, pois o pensamento em versos e melodias é uma realidade diária. Na história do álbum Gigante de Papel, o período de 1995 a 2016, diverso e produtivo no que diz respeito ao meu perfil de compositor, com variantes de forma, enredo, intenção musical, artística, literária, determinou seleção de repertório, chegando no resultado que demonstra, de forma diversa, um resumo intenso do que foi composto. O amigo e produtor Julio Alecrim (Arquitetura Musical) foi decisivo no trabalho desse conteúdo, produzindo este primeiro disco com a bandeira do meu nome (já que projetos anteriores foram lançados no formato “banda”).

O “Gigante de Papel”, lançado em março de 2017, já não pertence só a mim. Anda por aí, com suas frequências e intenções e participa de experiências e emoções das quais jamais saberei.Dentro de mim, esse disco é uma coletânea, apesar de inédito. Mas uma questão é fato: é surpreendente na sucessão de faixas, com uma descontinuidade curiosa, pois seus diferentes braços, quase opostos em alguns momentos, não dão a impressão de ruptura da identidade ou do álbum. Julgo que o tornam diversificado como sempre fui. Eu os convido a soltar os pés das âncoras da vida e a deixarem-se zarpar, decolar, flutuar ou simplesmente desligaram-se do que impede os sonhos, obstrui sons, olhares e o pensamento. Ser sonhador é ser, também, transgressor, transpositor, teimoso em não ser somente carne e osso, nem somente água ou poço… quem sabe um frágil vapor? Poesia e música nos unem.

Quais são os novos projetos?
Já estamos em fase de pré-produção do novo álbum, novamente sob produção de Julio Alecrim.

Como os leitores podem ter acesso a informações sobre a sua carreira, agendas de shows e novos projetos?
Mantenho contato através das redes sociais, onde frequentemente posto meus videos musicais e diversos poemas que escrevo rotineiramente. Assino como Alanito Sonhador no Youtube, Facebook e Instagram.Algum trabalho que tenha se destacado recentemente?
Participei da webserie Lá Dó Si Lar, de Maíra Freitas (filha de Martinho da Vila), disponível no youtube e no facebook.

Para aqueles que não conhecem, o programa Lá Dó Si Lar, é realizado e apresentado pela cantora e pianista Maíra Freitas na sala da sua casa e transmitido pelo Youtube. Maíra recebe vários artistas que trazem novidades, sonoridades e estilos musicais diversos, criando um ambiente descontraído, gostoso e repleto de grandes talentos.

Créditos das fotos: By Ricardo Levenhagem

Crédito para a arte do CD: By George Rutherford

Contato: alanitosonhador@gmai.com arquiteturamusical@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/alanitosonhador/

Instagram: instagram.com/alanito.sonhador

Ouça no Deezer: http://www.deezer.com/album/15452840

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/album/6u04ibxwvsHnx6oOvDVU1F

Ouça no iTunes: https://itun.es/br/6SYcib

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.