Rafa Castro: Pianista, compositor e cantor mineiro lança o CD “Fronteira”.
Rafa Castro, um dos jovens talentos da música brasileira, é um compositor com forte influência da música instrumental, lançou em setembro de 2017 o CD “Fronteira” (Tratore), apresentando um trabalho autoral inédito, além de releituras do cancioneiro popular brasileiro. O termo “fronteira”, pode ser descrito como aquilo que marca uma divisão, mas também pode ser uma junção, que une o que está separado para se tornar “algo novo”.![]()
É nessa dualidade que o pianista, compositor e cantor Rafa Castro está interessado. Mineiro, radicado em São Paulo desde 2017, seu CD conta com participações especiais de Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Léa Freire, Neymar Dias, entre outros, mostrando que Rafa está em casa na capital paulista.
Multinstrumentista, Rafa apresenta uma música instrumental sofisticada e com riqueza de harmonia, passeando por diversos estilos e com uma união de linguagens para aguçar os sentidos. Enriquecendo a beleza do CD, o belíssimo projeto gráfico de Lorena Dini, também autora das fotos, traz as folhas do encarte em forma de “cards”, que podem ser montadas aleatoriamente. Rafa tem traçado um caminho de exploração do piano em todas as suas possibilidades, prezando pela liberdade de criação e consolidado sua forma abrangente de compor, com forte influência da música instrumental mineira.
Ele explica o novo CD: “Fronteira é um momento de descobrimento, no qual trago a carga afetiva das minhas influências. Consegui juntar dois pilares, a música de minas e meu trabalho de trilhas sonoras, num resultado que faz sentido para mim. Todos os músicos que participam têm a versatilidade de serem instrumentistas de jazz, ligados à música instrumental e ao mesmo tempo, conhecedores do cancioneiro popular”.
Apesar do pouco tempo de carreira, menos de 10 anos, Rafa Castro já tem estrada e bagagem. Autor de trilhas sonoras para cinema (Cacos de vitral (2015) e Modorra (2016) e teatro, em 2011, recebeu o prêmio BDMG, de Belo Horizonte (MG), na categoria “Jovem Instrumentista”. Mais tarde, em 2015, gravou o primeiro CD solo, Casulo, além de ter realizado uma turnê europeia, que passou pela Alemanha, Rússia, Noruega, Portugal e França.
Um fato significativo na sua carreira foi a parceria com o também mineiro Túlio Mourão, nome relevante do piano brasileiro, com quem lançou o DVD/CD Teias (selo Delira Música/2014). O trabalho, que traz para o palco dois pianos de cauda, dá espaço à improvisação, além de uma sintonia “a quatro mãos”. Mostram composições próprias, além de releituras de Milton Nascimento, Tom Jobim, Caetano Veloso e Noel Rosa. Rafa é descrito pelo experiente Túlio: “Fiquei impressionado com a jovialidade e o destemor tanto harmônico, como melódico dele”.
O álbum “Fronteira” apresenta 10 músicas, algumas em parcerias com nomes como Bernando Maranhão, Vinicius Steinbach, Pablo Bertola e Thomaz Panza. Ao mesmo tempo que mostra novas possibilidades das criações de Rafa Castro, dá um panorama da evolução do artista nessa década de atuação. Casulo, que abre o disco, é uma suíte e foi feita para o filme infantil Sansão (2017).
É descrita assim por Rafa: “A ideia nessa música, que tem um quarteto de cordas, é estimular todos os sentidos. O ouvinte pode criar um (filme) na sua cabeça ou seja, ter uma participação ativa enquanto escuta”. Fronteira, a faixa-título, segundo o artista, é uma síntese de suas influências, com direito até a citação de Cais (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos).
Nascido em São João Nepomuceno (MG), Rafa Castro começou com violão na adolescência. Aos 19 anos, descobriu o piano e confirmou a qual instrumento queria dedicar. Logo depois foi aprovado na Universidade de Música Popular Bituca (Barbacena/MG), onde estudou com figuras ilustres como teórico da música brasileira Ian Guest e o violonista Gilvan de Oliveira, dentre outros.
Rafa define seu aprendizado: “Não tive uma base erudita, mas sempre fui um apaixonado como ouvinte. Minha formação é inteiramente popular e o jazz entrou na minha música exatamente pela liberdade de criação e inventividade. A música popular permite uma contribuição forte da personalidade do instrumentista e isso me cativa muito”.
Confiram abaixo trabalhos anteriores desse excelente músico em parceria com o pianista, compositor e arranjador Túlio Mourão.
Website: https://www.rafacastro.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/rafacastromusic1/?ref=br_rs
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCeijAILx4_eJPulUjECOAyw
Website Tratore: http://www.tratore.com.br/
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am














