Trip-Hop e dreampop influenciam Pacífico, primeiro disco solo de Salomão Terra.

O multi-instrumentista mineiro Salomão Terra,  lançou em abril de 2016 seu primeiro disco solo “Pacífico”, apresentando oito faixas que passeiam entre influências como o dreampop e o trip hop. Salomão mergulha no universo de referências e camadas sonoras para lançar seu primeiro trabalho autoral. 

Sobre o novo trabalho do músico, a começar pelo nome do disco, “Pacífico” faz alusão ao oceano de mesmo nome e também à tradução de Salomão (Shlomô) do hebraico para o português. O trabalho passeia por uma reflexão que vai além do próprio autor, abordando questões como desencontros, medo, solidão, beleza e descobertas. Do ponto de vista musical, resgata a estética eletrônica do trip hop de “Portishead” e “Massive Attack” à organicidade de “Zero 7” e “Bonobo”.

Produzido por Lucas Mortimer e gravado ao longo de 2015, traz uma verve eletrônica aliada a instrumentos elétricos, para desenvolver texturas e inúmeras possibilidades de desdobramentos conceituais. Faixas como “Não Há” (Nada o que se faça) e “A Linha” apostam em sentidos contrários, tecendo-se a partir da dubiedade entre sintetizadores e guitarras. Em “Omayra Sánchez” (1985), por exemplo, temos sopros e órgão dando densidade à trágica história de morte da garota colombiana homônima.

O clipe da canção “Não Há” (Nada o que se faça) impressiona pela performance da atuação da multiartista Paloma Parentoni. As filmagens foram realizadas próximo ao “Parque Estadual do Roça Moça” e estação central do metrô de Belo Horizonte, sob a direção do fotógrafo Flavio Charchar.

“Pacífico” conta com diversas participações, como Fernando de Sá Monteiro (A Fase Rosa) na bateria, Ygor Rajão (Zimum) nos sopros, Gladson Braga na tabla e percussões e vocais de Priscila Armani e Robert Frank (Pelos), além de sínteses sonoras do próprio produtor, Lucas Mortimer (Confeitaria).

Outro destaque é o projeto gráfico assinado por Jaime Silveira, que já trabalhou em capas de discos de Jair Naves, A Banda Mais Bonita da Cidade, Ruído/MM, Banda Gentileza e outros. As fotografias do disco são de Rafael Sandim.

O disco pode ser ouvido pelo endereço www.salomaoterra.com.br, pelo www.soundcloud.com/salomaoterra e pelas plataformas de streaming Spotify e Deezer.

Facebook: https://www.facebook.com/salomaoterra/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDfEFVBEPeVsWkmqmNp9a6g

Radio Shiga by Cleo Oshiro

 

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.