O Projeto SizeBR do SENAI CETIQT, desde 2010, identificou as principais formas corporais da mulher brasileira. Aprenda a identificar o seu tipo de corpo.

 

Imagem Reprodução

 

Sabe-se que o Brasil é um país continental, possuindo a quinta maior área territorial do mundo, o quinto contingente populacional, corresponde a 47% da área da América do Sul, e é dividido em 5 grandes regiões: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

Devido ao seu vasto território e sua longa história desde o descobrimento que proporcionou uma miscigenação de raças no Brasil, conclui-se que é praticamente impossível se determinar um corpo padrão feminino para todo o território brasileiro.

Projeto SizeBR do SENAI CETIQT, iniciado em 2010, é o principal estudo antropométrico brasileiro desenvolvido com tecnologia 3D de escaneamento corporal e foi aplicado nos principais centros de consumo distribuídos pelas cinco regiões do país. O estudo foi feito de forma regional, e assim foram apresentados resultados que mostraram a grande diferença da forma corporal da mulher brasileira nas diferentes regiões do país.

Para efeito de comparação, o estudo precisou situar a forma corporal da mulher brasileira em relação à outros povos e culturas, fazendo, portanto, uma comparação com a forma corporal das mulheres americanas e coreanas. Para isso, foram utilizados os critérios matemáticos utilizados no software FFIT e apresentados por Lee e outros autores (LEE et al., 2007).

Esses critérios definem 7 formas corporais mais comuns entre as mulheres brasileiras:

  1. ampulheta;
  2. ampulheta inferior;
  3. ampulheta superior;
  4. colher;
  5. triângulo;
  6. triângulo invertido e
  7. retângulo.
Imagem SENAI CETIQT 2014

 

 

O estudo realizado nas cinco regiões do país constatou que a forma corporal que predomina entre as mulheres brasileiras é a retangular.  

Para você aprender a identificar o seu tipo de corpo, basta tirar as suas medidas (busto, cintura, quadril alto e quadril baixo) com uma fita métrica em centímetros, conforme mostram as figuras abaixo, e depois verificar em qual desses biótipos você se enquadra. Na imagem acima você encontra as características detalhadas de cada biótipo e no artigo completo do estudo (neste link aqui) você encontra as fórmulas matemáticas para fazer os cálculos e descobrir o seu biótipo exato.

         Saber o seu tipo de corpo é o primeiro passo para aprender a escolher as roupas que mais favorecem a sua silhueta. Isso você poderá conferir em um outro post que vou publicar no Bloguesia.

Fonte: BASTOS, S. F.; SABRÁ, F. G., A forma do corpo da mulher brasileira, Senai CETIQT (2014).

Por Taiara Desirée

Últimos posts por Taiara Desirée (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.