Líderes do Japão e EUA realizarão uma reunião de cúpula.
A Coreia do Norte e as relações comerciais devem estar no topo da agenda quando o presidente dos EUA, Donald Trump, conversar com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nesta segunda-feira. É o segundo dia da turnê de Trump pela região Ásia Pacífico, prevista para 12 dias.
Trump começou a turnê por 5 países neste domingo (5), quando chegou a Base Aérea de Yokota, no oeste de Tóquio. Sua visita dominou as manchetes do país.
Na chegada, Trump abordou as tropas dos EUA na base e enfatizou a importância dos laços entre os EUA e o Japão. Ele também fez uma aparente referência aos programas nucleares e de mísseis, em curso pela Coreia do Norte.
Ele disse que: “Ninguém, nenhum ditador, nenhum regime e nenhuma nação, deve subestimar a resolução americana”.
Trump e Abe encerraram o dia com um jantar em um alto restaurante de Tóquio com suas esposas. Trump, novamente, sublinhou o significado de sua primeira visita ao Japão.
Ele disse que: “Estamos para ter grandes discussões sobre muitos assuntos, incluindo a Coreia do Norte, as relações comerciais, entre outras coisas”.
Durante as conversas desta segunda-feira, Trump e Abe deverão discutir uma série de itens relacionados à Coreia do Norte, incluindo a defesa de mísseis e instar a China e a Rússia a exercer mais pressão sobre o Norte.
Em termos de comércio, Trump é a favor de um acordo bilateral que reduza o déficit comercial do país com o Japão.
Abe foi um defensor da Parceria Trans Pacific Internacional (TPP na sigla em inglês) que Trump abandonou assim que assumiu o cargo. Também na segunda-feira, Trump encontrará o Imperador e Imperatriz do Japão no Palácio Imperial.
Ele se encontrará com líderes empresariais japoneses e também falará com parentes de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nos anos 70 e 80.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am