Ale Vanzella recebe pela 3º vez consecutiva o Prêmio Palco MP3-2017.
Ale Vanzella, recebeu em novembro pela terceira vez consecutiva o Prêmio Palco MP3, edição 2017, como o artista mais acessado do gênero. Músico multi-instrumentista, cantor e compositor autodidata, em abril de 2017, subiu ao palco do auditório Araújo Vianna em Porto Alegre para abrir o histórico show de Ivan Lins, Toquinho e MPB4. O músico reverencia o gênero da Bossa Nova, e cria sua própria história com a Indie Bossa.
Enquanto experimentava estilos mais intimistas surgiu inspiração de juntar elementos do Rock Alternativo com a Bossa Nova. Foi assim que Ale viu definido o norte de seu trabalho, uma fusão da Bossa Nova com elementos do Indie Rock e Grunge.
Em 2011 Ale Vanzella inicia a construção de seu álbum de estreia, Indie Bossa, juntamente com o produtor musical Cláudio Girardi, com um currículo de relevância multicultural.
Gravado e produzido no Rio de Janeiro e Los Angeles, o disco reuniu componentes da Bossa Nova e Rock Alternativo, apresentando uma sonoridade peculiar, com destaques para as faixas “Grudge” e “Cor e Acordes”, que também tem versões em vídeo-clip.
É audível a influência indie na mixagem, optando por vocais com drive e gravações acústicas dos instrumentos, porém, enfatiza o toque brasileiro nos arranjos instrumentais. A masterização do álbum ficou por conta de Marconi de Morais no estúdio BatukRoom em Los Angeles.
Um ano após a ideia de produzir um álbum entrelaçando Bossa Nova e Indie Rock, o músico assina contrato com a Albatroz Music, conceituada gravadora especializada em Bossa Nova, tendo em sua direção a competência e experiência de Raymundo Bittencourt e Roberto Menescal.
O “Indie Bossa”, lançado em julho de 2012, é composto por 17 faixas, e uma bônus em japonês, todas autorais. As composições se intercalam entre português e inglês, sendo o português o idioma predominante.
Um toque especial no disco é a participação do ilustre Roberto Menescal, músico precursor da Bossa Nova, reconhecido no Brasil e no exterior.
A grandiosidade do trabalho de Ale se mede pela agenda de compromissos no exterior. A turnê “Indie Bossa In Concert”, de lançamento do primeiro álbum, iniciou em New York em maio de 2012, na casa de shows SOB´S. Dos EUA Ale seguiu diretamente para o Japão, onde em Tokyo apresentou sete shows consecutivos.
Julho de 2012 foi a vez do Brasil. Com a participação especial de Roberto Menescal, Ale lançou nacionalmente Indie Bossa, em São Paulo, em um show repleto de convidados, fãs e amigos.
Diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior destacam Ale Vanzella como a renovação da Bossa Nova através da sua Indie Bossa. Fato marcante do artista deu-se na gravação dos documentários internacionais Beyond Ipanema, na passagem da Tour Indie Bossa por Tokyo, e do Fifa World Cup Brasil Magazine, gravado em novembro de 2012 e exibido a partir de agosto de 2013 em 200 países.
Ale Vanzella foi o único artista a participar desta etapa de produção como representante da música brasileira.
O Japão celebra o artista, o álbum Indie Bossa é considerado um dos 100 Mais Importantes Discos De Bossa Nova De Todos os Tempos, a publicação está no livro do estudioso Willie Whopper “A Verdade da Bossa Nova” lançado em Fevereiro de 2013.
Em junho do mesmo ano, Ale Vanzella é agraciado com o Prêmio Açorianos de Música como Revelação e o Troféu RBS TV (afiliada da Rede Globo) Cultura, e em agosto, o álbum Indie Bossa entra para a seleção de álbuns brasileiros elencados ao Grammy 2013 como melhor álbum de MPB, ao lado de Maria Bethânia, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Ivan Lins, Maria Rita e outros.
As coisas continuam acontecendo e em setembro e outubro, Ale inicia o Indie Bossa Tour Europe. O público de Paris aplaudiu de pé as duas noites em que o bossanovista se apresentou. Londres, Reino Unido, a tradicional casa de jazz o Ronnie Scott’s e demais casas prestigiaram com respeito absoluto a voz suave e o violão com uma batida única, que já definem Ale Vanzella como a nova bossa nova brasileira, que conquista pouco a pouco os ouvidos dos que apreciam a música feita com a delicadeza de quem executa nota por nota com a sensibilidade de reverenciar o passado, mas também fazer sua própria história. Em novembro é lançado o álbum do projeto autoral de indie rock The Minimalistas.
Ale Vanzella participa em janeiro de 2015 do projeto Jovens Tardes da Rede Globo e “Grudge”, faixa do seu primeiro álbum “Indie Bossa” está na coletânea lançada pela Som Livre.
Depois uma temporada de shows no Brasil em 2014, e abrindo o palco para artistas consagrados da MPB como Gal Costa, Ivan Lins, Toquinho e João Bosco, Ale embarca para mais uma tour em Nova York e consagra ainda mais o seu estilo. Ainda nos EUA inicia os preparativos para a produção do segundo álbum “Indie Bossa II” a ser lançado em abril de 2015 pelo selo Movin’ Up Records da Sony Music. A Direção Musical foi assinada pelo experiente produtor Raymundo Bittencourt, Roberto Menescal mestre da Bossa
Nova em participação especial, assim como Grecco Buratto, músico gaúcho como Ale e um dos grandes side man do mundo (Shakira, Christina Aguilera, K.D. Lang, Sergio Mendes, dentre outros). A Direção Executiva é de Michele Vanzella e a Direção Artística de André Kostta. Gravado e produzido no Rio de Janeiro, fortalecendo o conceito de mesclar indie rock e bossa nova, o álbum traz 12 faixas em inglês.
Abril de 2015, o segundo álbum do artista, “Indie Bossa II”, é lançado pela Sony Music / Movin’ Up Records no Tom Jazz em São Paulo. O show de lançamento, que aconteceu dia 8 de abril e contou com a participação especial de Bira e o Maestro Osmar Barutti (Sexteto Jô Soares).
Em agosto, Ale Vanzella grava o CD e DVD ao vivo “Unplugged in SP”, com Direção de imagens e edição Rodolpho Cauhi, Direção Artística de André Kostta, Direção Executiva de Michele Vanzella, Mixagem e Masterização Nico Bloise, lançado em 2016.
No mês de setembro, o músico representa a Bossa Nova em documentário especial para o canal E! Entertainment Televison exibido em 2016. Em dezembro é uma das principais atrações do II Circuito Carioca de Bossa Nova e é homenageado com o Prêmio Palco MP3 2015 como artista mais acessado no gênero.
Inciando 2016, em janeiro o artista tem sua versão de “The Man Who Sold The World” listada entre as 10 melhores em diferentes gêneros e línguas pela revista britânica Huck Magazine e em fevereiro, o músico lança o vídeo clip da música “I Am Afraid Of You”, do álbum “Indie Bossa II”, com direção e fotografia de Juliana Pozzatti.
Em abril de 2017, o músico abre o palco do auditório Araújo Vianna em Porto Alegre para a histórico show de Ivan Lins, Toquinho e MPB4.
Pela terceiras vez consecutiva Ale recebe em novembro o Prêmio Palco MP3, edição 2017, como o artista mais acessado do gênero. Fotos: Juliana Pozzatti
Acompanhem o cantor nas suas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/indiebossa/
Youtube: https://www.youtube.com/alevanzella
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am






















