Tenor brasileiro, Ricardo Tamura está internado na Alemanha.
Ricardo Tamura, considerado um dos cantores líricos brasileiros mais importantes da atualidade e brilhante tenor de fama internacional teve graves problemas de saúde e esta em tratamento. Ricardo teve um sangramento intracraniano (uma espécie de derrame cerebral). Os poucos danos sofridos têm boas chances de serem reversíveis, ou, na pior das hipóteses, não impossibilitarem totalmente que ele volte a ter uma vida quase normal. Ele deixou o hospital no dia 16 de outubro e mudou-se para uma clínica de reabilitação na cidade alemã de Bayreuth, que é especializada em casos como o seu. A maior dificuldade no momento tem sido para enxergar o que escreve, e isso é um problema, afinal ele precisa escrever seus textos.
(O caminho será muito longo, mas, se tudo correr bem, espero poder voltar a cantar nos palcos, um dia destes, num futuro não muito distante) disse Ricardo. As fotos da matéria são do cantor Ricardo Tamura, mas não estão relacionados ao texto, são apenas ilustrativas.
Ricardo é um profissional muito respeitado e admirado no exterior, onde já foi aplaudido de pé durante sua estréia no “Metropolitan Opera de Nova Iorque” em dezembro de 2013 e na ópera “Tosca”, com a interpretação de “Cavaradossi”. Ricardo recebeu elogios da crítica e do público por sua magnífica apresentação de “Otello de Verdi”, sendo denominado como um tenor que atende plenamente toda a dramaticidade do personagem. Em 2017 Ricardo Tamura esteve se apresentando pela primeira vez em Israel, onde realizou 3 concertos.
O primeiro concerto aconteceu em Ashdod, no Ashdod Performing Arts Center, com capacidade para 1.000 convidados e totalmente esgotados os ingressos. O segundo concerto foi em Jerusalém no Jerusalem Centre for the Performing Arts, repetindo o enorme sucesso com lotação esgotada. O último concerto for realizado em Tel Aviv, no Israeli Opera, repetido o sucesso dos anteriores completamente lotado .
A estadia de Ricardo coincidiu com a chegada do presidente americano Donald Trump a Jerusalém o que causou um certo reboliço na cidade, com várias ruas fechadas por questão de segurança. Polícia e militares estavam por todos os lados fortemente armados e como isso não bastasse, o local onde Trump ficaria era ao lado do Teatro onde Ricardo estaria se apresentando.
Vivendo na Alemanha, o cantor que é natural da cidade de São Paulo é descendente de família japonesa e síria. Falando vários idiomas, como o Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano, Francês, a intenção do cantor é levar sua arte por vários países, inclusive no Brasil onde infelizmente não é tão conhecido como no exterior. Ricardo possui um repertório que inclui mais de 50 papéis, sendo que 20 deles fazem parte do seu repertório mais frequente, entre eles, os maiores papéis de óperas italianas, alemãs e francesas, como Otello, Don Carlo, Riccardo, Radamés, Canio, Turiddu, Cavaradossi, Des Grieux, Calaf, Bacchus, Tannhäuser, Don José, Faust, e outros.
Tamura foi uma “criança precoce”, e aos 5 anos de idade queria ser um cientista. Aos 20 anos de idade, graduou-se em Geologia e Física na Universidade de S. Paulo. Aos 21 anos, recebeu um convite para frequentar o famoso Massachusets Institute of Technology, com uma bolsa de estudos fornecida pelo governo do Canadá. A música aconteceu na sua vida realmente quando recebeu o convite do seu professor de canto, Carlos Vial, para fazer uma audição no Teatro Municipal de SP, onde foi contratado.
Audicionou para a legendária cantora Licia Albanese, em NY, que confirmou o seu potencial e o convenceu a ir estudar na famosa Juilliard School of Music. Além dela, foi aluno de Marlena Malas, estudou técnica vocal e interpretação com a própria Licia Albanese e com o tenor Carlo Bergonzi e as coisas foram acontecendo, até se tornar membro do prestigioso Opera Estúdio de Zurique (IOS) tendo recebido o toque final, dado pelo maestro alemão Bernhard Lang.
O cantor se apresenta em vários teatros importantes da Alemanha e do Mundo, com maestros de grande renome, entre eles, Marco Armiliato, Fabio Luisi, Daniel Oren, Riccardo Frizza, Pier-Giorgio Morandi, Lothar Koenigs, Lorin Maazel, entre outros. Ele esteve se apresentando no Japão recentemente, e como sempre com muito sucesso.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am
















