
Pyongyang testa tecnologias de mísseis totalmente novas.
A Coreia do Norte realizou um teste para avaliar a eficiência de um novo tipo de motor de combustível sólido destinado a mísseis, informou a revista The Diplomat, citada pelo RT.
O teste foi realizado na semana passada em um centro de ensaios na cidade de Hamhung, situada na costa oriental do país. Trata-se da primeira prova estática de tal tipo desde 2016, de acordo com a informação disponível, Kim Jong-un testou “um motor de combustível sólido de alta potência e a separação de estágios”.
O motor foi testado em uma configuração horizontal, em vez da vertical, utilizada durante os testes anteriores de motores para mísseis balísticos de combustível líquido.
A The Diplomat, citado pelo RT, sublinha que até hoje os motores de combustível sólido estavam associados com uma série de mísseis balísticos norte-coreanos conhecidos como Pukguksong. O motor inspecionado pelo líder norte-coreano em março de 2016 foi instalado em um destes mísseis lançado a partir do submarino Pukguksong-1.
O modelo funcionava em um sistema de combustível líquido que foi substituído por combustível sólido.
Em fevereiro do ano em curso Pyongyang realizou um lançamento de teste de míssil balístico de médio alcance que também possui um motor de combustível sólido. De acordo com a revista, o líder norte-coreano afirmou após o segundo teste que o míssil era operacional e autorizou a sua produção em massa.
No entanto, o motor que foi testado na semana passada parece ser diferente. A The Diplomat acredita que a Coreia do Norte possa estar desenvolvendo o terceiro modelo da família de mísseis Pukguksong-3 que pode ter uma estrutura avançada e leve construída de uma liga de materiais.
- Takaichi quer acelerar envio de projetos do imposto ao Diet - 18 de fevereiro de 2026 12:37 am
- Trump diz que apoio ajudou vitória de Takaichi - 18 de fevereiro de 2026 12:33 am
- Zelenskyy diz que Ucrânia aceitou propostas dos EUA - 18 de fevereiro de 2026 12:28 am



















