Conheçam o Bittencourt Project, do guitarrista Rafael Bittencourt (fundador do Angra).
O Bittencourt Project é um projeto do guitarrista Rafael Bittencourt, fundador da mundialmente conhecida banda de power-metal Angra. Ao longo dos anos, este músico de sensibilidade singular vem colecionando idéias consideradas “especiais” e composições que não se enquadram no formato de sua banda principal. Em 2008, com a ajuda de amigos músicos veio a oportunidade de gravar algumas destas músicas e assim nasceu o primeiro CD do grupo, Brainworms I.
Brainworms I mostra um lado mais autobiográfico do músico, de maneira mais livre e sem as molduras do Power Metal Melódico e sinfônico do Angra. O primeiro DVD ao vivo do Bittencourt Project “Live Brainworms In Brazil”, foi gravado no dia 13 de janeiro de 2016, no Café Piu Piu (SP).Bittencourt Project é mais rock do que heavy-metal. Funde as diferentes vertentes do rock com a música brasileira, música clássica e outros estilos de uma maneira completamente original. Agrada a uma boa parte dos fãs do Angra, mas agrega também novos fãs menos “metaleiros” facilitando a inclusão do grupo em circuitos e projetos culturais. Brainworms I, cuja tradução literal é vermes do cérebro, é um termo cunhado pelo neuro-cientista americano Oliver Saacks, utilizado para designar certos tipos de melodias e fragmentos de músicas que por ventura “grudam” na nossa memória.
Como quando acordamos com uma música na cabeça e temos dificuldade em esquecer. Inspirado neste conceito Rafael Bittencourt escreveu as 11 canções e um bônus track que integram este CD e show. Musicalidade, talento, originalidade, pioneirismo, técnica e sentimento são apenas alguns dos adjetivos usados para qualificar este projeto e seus músicos. Rafael Bittencourt já se consagrou como um dos mais importantes representantes do metal brasileiro no mundo. Possui uma discografia de mais de 16 títulos, discos de ouro dentro e fora do Brasil, mais de um milhão de cópias vendidas pelo mundo e escreveu alguns dos hinos da era moderna do Heavy-Metal que há anos inspiram uma platéia eclética e motivam muitos músicos aspirantes a se aperfeiçoar em seus instrumentos. É também dono de uma formação acadêmica respeitável, formou-se Bacharel em Composição e Regência em 1996.
A formação atual da banda são: Nei Medeiros (Padre Marcelo), Rafael Bittencourt (Angra), Fernando Nunes (Zeca Baleiro), Amon Lima (Família Lima), Marcell Cardoso (Família Lima) e o Wellington Sancho que não está na foto. O público alvo do projeto se destina ao amante do rock em geral mas também a todo o público que não se afina com as manifestações culturais propostas pelas grandes mídias. A proposta é a execução de 10 shows que ocorrerão semanalmente, a partir de fevereiro de 2013, em dias de semana, em bares frequentados por maiores de idade para um público médio de 800 pessoas. Tendo uma equipe de 6 profissionais e 6 músicos atingiremos de maneira positiva aproximadamente 8012 pessoas.

No repertório as canções do CD Brainworms I, primeiro e único do projeto, que possuem imensa variedade de estilos musicais e assim um forte potencial de identificação do público. A força cultural desse projeto pretende, juntamente com outras ações, aproximar as pessoas de diferentes esferas da sociedade e fortalecer a inclusão da cultura brasileira no cenário mundial. A aproximação de pais e filhos, empresas e consumidores, ricos e pobres e especialmente, estrangeiros e brasileiros. Num primeiro passo para esta aproximação queremos mostrar o potencial transformador do rock na sociedade brasileira. Levar ao conhecimento do público não familiarizado que a essência rock não é apenas uma atitude agressiva e sem propósito e, ainda, que a sua aceitação e presença vai além dos estereótipos de roqueiros conhecidos pela grande mídia. O potencial do rock no Brasil ainda tem muito a ser explorado.
O alcance e a repercussão das ações de rock no nosso país são facilmente notados nos grandes shows e festivais com artistas internacionais de renome que têm seus shows lotados e consideram o Brasil uma parada obrigatória em suas turnês. Além de envolver muitos profissionais gerando emprego e trabalho a todos eles, nosso projeto pretende documentar os shows em áudio e vídeo para que seja feito um DVD que ampliará o alcance e repercussão do trabalho. O rock é um estilo e um tipo de comportamento que une as nações, que nos torna iguais. É uma forma de comunicação que fala sobre a importância do coletivo, que acolhe e ampara o indivíduo fazendo-o sentir-se parte de algo e não um excluído.
Entendemos que o Brasil está crescendo e se transformando rapidamente e que este crescimento deve se acelerar nos próximos anos com tantos investimentos internacionais entrando no país. A força e a soberania de um país é também mostrada pelo impacto e aceitação que sua cultura tem sobre as outras. E a cultura de um país não está apenas no seu folclore, mas também na visão que aquele povo tem de si mesmo e na relação com os outros povos, seja nos aspectos que nos diferencia como nos aspectos que são coletivos. O rock facilitou a aproximação cultural dos Estados Unidos com a Ocidental e está hoje aproximando o ocidente dos tão reservados e poderosos Chineses.
(Exposição Internacional): A Copa de 2014, as Olimpíadas e outros grandes eventos mostram o interesse das outras nações no Brasil e consequentemente do povo brasileiro no cenário cultural mundial. Comunicar para o mundo sobre nossas diferenças através dos códigos conhecidos do rock pode ser uma boa estratégia de aproximação cultural. O rock feito no Brasil tem muitos aspectos comuns com o rock originalmente americano, mas também carrega uma melancolia nas melodias e um ritmo muito típicos da nossa cultura musical. O rock vem sendo a forma de expressão da juventude desde os anos 50 até hoje. As mudanças no estilo estão sincronizadas com as mudanças de comportamento das gerações e vice-versa. Ele vem sendo a locomotiva de verdadeiras revoluções comportamentais desde o seu surgimento e ele também conta um pouco da história recente do Brasil desde a sua popularização na década de 60.
Nós acreditamos que uma maior popularização do rock na cultura brasileira contribuirá para uma maior variedade cultural e riqueza para a cultura brasileira. Rock X Demanda para o público alternativo). Existe uma grande fatia de mercado que não se contenta com estilos musicais e expressões culturais exibidos na grande mídia. Este público é muito carente de eventos direcionados a eles e também muito exigente e difícil de ser agradado. O Bittencourt Project propõe satisfazer esta carência levando entretenimento e informação a todos que possuem este perfil. O Bittencourt Project conquista a confiança e a simpatia deste público e aproxima estes consumidores das marcas e produtos associados ao projeto.
Por sua formação erudita e seus mais de 20 anos de carreira, Rafael Bittencourt é referência quando se fala de música para guitarra e rock no Brasil. Sua imagem está ligada ao sucesso dos profissionais brasileiros no exterior devido à qualidade de suas composições, extensas turnês mundiais e aos mais de um milhão de cópias de CD vendidos no mundo. Mantém sólida parceria com empresas de instrumentos musicais, dentro e fora do Brasil, que associam seus produtos ao grande prestígio e credibilidade de seu nome e imagem. Bacharel em Composição e Regência, décadas de experiência e um forte canal de comunicação com um público fidelizado faz de Rafael Bittencourt um artista eclético e capacitado a transmitir lazer e cultura de maneira eficiente e de várias formas diferentes. O projeto pretende unir públicos diferentes dentro da classe A e B.
O público é formado em sua maioria por amantes de rock em qualquer de suas vertentes, amantes de música regional brasileira, aprendizes de guitarra e interessados em música sofisticada de maneira geral. Musicalmente é trabalhado o contraste entre diferentes dinâmicas, transitando entre passagens muito intensas e agressivas e momentos de suavidade e graça. Esta característica torna o público alvo bastante abrangente em sua faixa etária, de 14 a 45 anos. É destinado desde os jovens que começaram a gostar de rock recentemente aos antigos amantes dos grupos de classic rock dos anos 70 e 80. É um estilo musical que vem aproximando a família e a relação entre pais e filhos.
Jogos de vídeo-game onde o rock e a prática da guitarra são o mote (como Guitar Hero) vêm mostrando este grande aspecto positivo e unificador do rock como um elo entre gerações. Este caráter unificador do rock pode ser reparado socialmente também. O público alvo está em todas as esferas da sociedade, desde as diretorias de grandes multinacionais até auxiliares de pedreiro. O que eles têm em comum é a não aceitação às propostas culturais da grande mídia, ( como novelas, musica pop, propagandas de TV etc.). Os estilos de rock hoje são muito segmentados e variados. Em diferentes graus e conceitos está presente praticamente em todas as formas de comunicação da sociedade moderna, que nos últimos 50 anos foi moldada como o reflexo de grandes mudanças de comportamento que aconteceram impulsionadas pelo rock e seu poder contagiante.
Hoje o rock é presente e aceito praticamente por todos, ajuda a embalar e dar visibilidade a produtos de todos os tipos, mas suas origens estão na contra-cultura, na predisposição à revisão de valores e protocolos culturais. Esta dinâmica tão paradoxal é habilmente utilizada pelo Bittencourt Project que têm a confiança de empresas multinacionais para veicular seus produtos de maneira arrojada e verdadeira. O objetivo maior é aproximar o rock do público geral utilizando melodias e elementos de fácil aceitação dentro de estruturas relativamente sofisticadas. E ainda mostrar ao público amante de heavy-metal que o rock pode ser sofisticado no desenvolvimento das idéias, não apenas nos detalhes, deixando em segundo plano elementos venerados pelos roqueiros como a velocidade das notas, a intensidade dos arranjos e a virtuose dos músicos, deixando as melodias e a musicalidade em evidência.
Com forte influência do rock progressivo de Pink Floyd, Rush e Gênesis, o Bittencourt Project propõe uma grande mescla com a música regional brasileira, música erudita, Raul Seixas, ritmos latinos etc. Criando sua própria identidade através desta enorme variedade. Apoio: Yamaha, Planet Waves e Roland.
Bittencourt Project estará se apresentando no dia 15 de outubro no Sesc Belenzinho – SP. Os ingressos estão à venda nas unidades do Sesc e pelo site:https://www.sescsp.org.br/programacao/133685_RAFAEL+BITTENCOURT
Website: http://rafaelbittencourt.com/
Facebook: https://www.facebook.com/bittencourtproject/
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am

































