Rodrigo Santos e Fernando Magalhães do Barão Vermelho lançarão o CD Efeito Borboleta.

Rodrigo Santos, cantor, compositor e baixista do Barão Vermelho estará lançando no dia 29 de agosto, o CD “Efeito Borboleta”  – uma parceria de Rodrigo Santos & Fernando Magalhães – pela gravadora Coqueiro Verde, na “Livraria Travessa do Shopping Leblon” /RJ. Haverá um coquetel de lançamento, e este será o primeiro álbum de uma trilogia dos dois amigos e parceiros de uma longa trajetória musical de 25 anos.

“Estamos muito felizes com esse novo projeto de 15 músicas inéditas em parceria! Comemorando bodas de prata de amizade! Também faz parte de algumas comemorações dos meus 10 anos de carreira solo completados em 2017. Após essa data, o CD poderá ser encontrado também pelo site da loja para entrega sob encomenda. Em breve, especial do disco no Canal Music Box Brasil (123 da NET).” Publicou Rodrigo nas suas redes sociais.

O CD foi gravado nos estúdios King Rock e Jam House, no Rio de Janeiro e todas as músicas são autorais. Rodrigo Santos e Fernando, que também assinam a produção tinham em mãos uma seleção de 70 letras para serem musicadas, todas escritas por Rodrigo. O álbum teve as participações de Humberto Barros (teclados) e Lucas Frainer (bateria). dupla tinha 70 letras para serem musicadas, todas escritas por Rodrigo. A escolhida para ser a música de trabalho foi a que leva o nome do disco “Efeito Borboleta”.

Ouça o álbum na íntegra:

Spotify: bit.ly/EfeitoSPOTIFY
Deezer: bit.ly/EfeitoDEEZER
iTunes: bit.ly/EfeitoITUNES
Youtube: bit.ly/EfeitoYOUTUBE

Rodrigo tem uma agenda agitada, mas consegue administra-la muito bem e está com um novo projeto, a estreia do programa “Rock na Estrada”  na rádio “Blá Fm” , a maior rádio Web de música do Brasil e a terceira da América Latina no dia 22/08. Com seu próprio programa de rádio, que será apresentado toda terça-feira das 14hs às 15hs, ao vivo, Rodrigo tocará todas as suas influências, realizará entrevistas, seletas playlists, papos sobre a estrada e jams!

Fazendo shows por todo o país, o Barão Vermelho que está sem lançar inéditas desde 2004, já prepara as músicas novas do CD que será lançado em 2018. O Barão apresentou sua nova formação em um show de arrepiar no último dia 15/07, no KM de Vantagens Hall, em Belo Horizonte, e animou a plateia como nos velhos tempos com transmissão ao vivo pelo Canal Bis. Com Rodrigo Suricato nos vocais, a banda mostrou porque é um dos maiores nomes da história do rock nacional em um show recheados de clássicos em novos arranjos, o Barão deu início a essa nova fase da melhor maneira possível! O novo vocalista Suricato que despontou no talent show Pop star, da TV Globo, e é líder de uma banda que leva seu nome e mescla rock com MPB. Ele vai continuar com a Suricato e fazer trabalho paralelo ao Barão. Integrantes do Barão: Suricato (vocais e guitarra) Rodrigo Santos (baixo), Fernando Magalhães (guitarra), Maurício Barros (teclados) e Guto Goffi (bateria).

Em carreira solo desde 2007, Rodrigo também faz trabalho musical paralelo com “Rodrigo Santos & Os Lenhadores” (Rodrigo Santos (baixo e voz), Fernando Magalhães (guitarra) e Kadu Menezes (bateria). O power trio toca músicas que contam a história do rock nacional e realizam uma média 18 shows por mês em todo o país.

Rodrigo Santos teve muito sucesso com sua carreira musical, mas também teve grandes lutas travadas para se livrar do vício. No dia 02 de agosto de 2005, decidiu se tratar contra o uso de álcool e drogas num centro de tratamento (hospital-dia) chamado Clínica Centro Vida. O sistema de funcionamento da Clínica conta com ajuda de 6 terapeutas e um psiquiatra, além de enfermeiras, assistente social e oficinas criadas pelos próprios pacientes.

Desde que parou com tudo, Rodrigo já realizou mais de 600 shows, fez duas viagens internacionais (com os Britos e Barão Vermelho) e possibilitou a criação e realização da muito bem sucedida carreira solo. Essa etapa solo vem acontecendo de 2007, com o lançamento de três CDs, dois autorais e um de regravações em inglês de ídolos do rock internacional e da MPB, bem aceitos pela crítica especializada (CDs Som Livre e Discobertas). Gravou seu primeiro DVD em setembro/outubro de 2010.

Os projetos profissionais começaram a dar muito certo, sempre bem planejados e com perseverança, compromisso e determinação. Rodrigo teve um segundo filho nesse meio tempo (hoje Pedro está com 4 anos) e continua casado há 13 anos com sua mulher Patrícia, que sempre esteve junto em todos os momentos, tanto nas dificuldades, quanto na superação.

Rodrigo hoje é pai, marido, chefe de família e se dedica a continuidade do processo de crescimento interno e externo. Os quatro moram juntos numa vida familiar super consistente. Santos já fez palestras em algumas escolas e faculdades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como diz ele: “– só descobri o tamanho da força de vontade que tinha – e nem imaginava o quanto – apenas quando parei com tudo, e hoje a uso pra não desistir jamais dos sonhos.” Completando 12 anos de abstinência, Rodrigo Santos publicou a mensagem nas suas redes sociais:

“12 anos sem álcool e drogas completados hoje . É possível ! E pensar que quase poderia não estar mais aqui nesse mundo …Posso dizer que esse momento que alcancei hoje, é um momento de muita liberdade .
Não tem preço . Agradeço a minha mulher , meus filhos, minha família em geral , aos Barões e a todo o pessoal da Clinica Centro Vida. E alguém lá de cima que me protege de algum jeito.
Só por hoje e pra sempre . Amanhã será mais um dia tranquilo e livre ! Em frente ! ”

Nascido no Rio de Janeiro em 05/04/64, o carioca Rodrigo Santos teve como primeiras influencias musicais na infância e adolescência, o Blues, Country e Jazz, através das lentes de seu pai, Renato, um engenheiro civil que tinha paixão pelos três gêneros, assim como pelas Big Bands das décadas de 40 e 50 e da música cinematográfica de Hollywood. Na casa de Rodrigo também se escutava muito Chico Buarque, Edu Lobo e outras pérolas nacionais. As influencias de rock´n´roll estavam claras naquela mistura e Elvis, Beatles, Bob Dylan e Rolling Stones chegariam aos seus ouvidos logo após Chuck Berry, Little Richards e Bill Halley. O Rockabilly faz parte dessas influencias todas.

A música brasileira que mais influenciaria a carreira de Rodrigo Santos chega no meio da década de 70, com Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti, Novos Baianos (amigos de uma de suas tias), Mutantes (amigos de sua irmã) e Secos & Molhados. O garoto, então com 11 anos, começa a ter aulas de violão com Nilson Chaves . Até então a paixão do garoto era por desenho, mas a partir daí a coisa muda de rumo.

A Cor Do Som, Beto Guedes, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Caetano Veloso e as bandas Pink Floyd, Led Zeppelin, Yes, Peter Frampton e Supertramp, começam também a permear a vida de Santos, então com 12 anos. Já tocando violão com amigos e dono de um repertório vasto de Beatles e Bob Dylan, Rodrigo começa a escutar o folk-rock de Crosby, Stills, Nash &Young, América, James Taylor e Cat Stevens. Neil Young se torna seu maior ídolo e o reggae de Bob Marley o captura. Logo em seguida monta uma banda (Disritmia – depois chamada de Choque Geral) e dá asas a suas composições. Tendo Beatles como principal influencia, Rodrigo pede um baixo de presente de aniversário e começa a fase auto-didata com aquele que seria até hoje o instrumento mais presente em sua carreira. Os baixistas que mais o influenciaram foram Paul McCartney, Ralph Armstrong, Randy Jackson, Stanley Clarke, Nico Assumpção, Nathan East, Marcus Miller, Jamil Joanes, John Taylor, Liminha, Leoni, Didi Gomes, Dadi, Arnaldo Brandão, Roger Waters, Chris Squire e Sting.

Do Choque Geral (com Kadu Menezes, Jorge Valladão..) Rodrigo é chamado para entrar no Prisma (com Marcelo Serrado, João Estrella..). E do Prisma parte para o grupo FRONT, já na década de 80 e já com influencias da New Wave/Punk/Ska/Reggae/Rock do The Police, U2 e The Cure, Rodrigo se destaca com os 4 rapazes, começa a tocar com João Penca & Miquinhos Amestrados (85) com quem grava dois LPs, grava um compacto do FRONT no mesmo ano ( já como vocalista e depois de uma coletânea “os Intocáveis”, da CBS) produzido por Léo Jaime, toca também com Eletrodomésticos e em 1986 é convidado a tocar com Léo Jaime, junto com seus companheiros de FRONT. A partir daí o mercado já estava aberto como baixista conhecido de pop-rock e depois de dois discos com Léo e milhares de shows, Rodrigo entra para banda de Lobão, em 1988, onde fica até 1991,depois de gravar 4 discos, compor três musicas em parceria com o grande Lobo e fazer uma viagem internacional para gravar o LP “Sob O Sol De Parador”,em 1989. O disco ao vivo com Lobão vem na leva. Nessa fase Rodrigo toca nos festivais Hollywood Rock e Rock in Rio pela primeira vez.

Sobre o Rock in Rio, em 1985, ainda como espectador no festival, Rodrigo tocava com João Penca & Seus Miquinhos Amestrados. Em 1991, em sua estreia no festival, tocou com Lobão no dia dos metaleiros e foram apedrejados. Em 2001 fez o melhor show da história do Barão Vermelho. Em 2011, já na carreira solo, foi considerado o melhor show da Rock Street! Também se apresentou nas edições 2013 e 2015.

Em 1992 Rodrigo entra para o Barão Vermelho, depois de aceitar um convite de Frejat e Guto Goffi. Antes, em 1989, quando já se falava na saída do baixista Dé, Rodrigo havia sido sondado pela galera do Barão, mas por estar direto na estrada com Lobão fazendo turne, recusara o convite-sondagem. Assim como recusara convite para tocar com Cazuza. O motivo da recusa era o mesmo. Quando Dadi saiu do Barão em 1991, o convite é feito de novo e Rodrigo então aceita: é o novo baixista da banda. Até hoje, depois de mais de 20 anos de banda, Rodrigo permanece no grupo.

Já são mais de 10 discos, dois DVDs, 1 biografia, abertura de 5 shows dos Rolling Stones, 3 viagens Internacionais, 3 prêmios Sharp, 2 Hollywood Rocks, 1 Rock in Rio (2001) e milhares de shows no currículo. O Barão tira férias de 2001 a 2004 e nessa época Rodrigo (que já vinha participando de vários discos do Kid Abelha) começa a excursionar com Blitz e Kid Abelha ao mesmo tempo. Em 2002 Rodrigo grava o Acústico MTV Kid Abelha e com mais de 2 milhões de cópias vendidas, Rodrigo cai na estrada para milhares de shows com o grupo de Paula Toller. Santos também tinha uma outra banda com George Israel, Guto Goffi e Nani Dias, “Os Britos. Depois de anos de shows em barzinhos, apenas na diversão tocando Beatles, os 4 rapazes gravam DVD na Inglaterra em 2005 e ganham medalha de honra por Serviços prestados ao Reino Unido Através da Musica com o DVD “Os Britos” Cantam Beatles”. A medalha foi entregue pelas mãos do próprio príncipe inglês Andrew , em 2006, numa solenidade em São Paulo.

Em março de 2017 Rodrigo Santos (Barão Vermelho), João Barone (Paralamas do Sucesso) e Andy Summers, o lendário guitarrista do (The Police) se unem em uma turnê denominada “Call The Police” para homenagear os 40 anos de uma das maiores bandas da história do rock, o The Police.

Com Rodrigo Santos (voz e baixo) Andy Summers (guitarra) e João Barone (bateria) iniciaram a turnê no dia 31/03  em São Paulo – Tom Brasil/ dia 06/04 se apresentaram no Paraguai – Ciudad del Leste/ dia 07/04- Belo Horizonte (MG) – Hangar/ dia 08/04- Porto Alegre – Araujo Viana/ dia 12/04- Curitiba (PR) – Teatro Positivo/ dia 13/04 – Rio de Janeiro – Vivo Rio/ encerrando no dia 14/04 – em Teresópolis (RJ)– Paradise Garage

O último show da turnê teve um imprevisto. Andy Summers levou um tombo e fissurou o dedo da mão . Teve de imobiliza-lo pra faze cirurgia em LA, e embarcou no mesmo dia. Ele foi atendido pelo médico de confiança da banda, Gustavo Gouvêa, sendo engessado e retornou ao hotel onde estavam hospedados.  Gustavo Camardella,  guitarrista da “Pepperband” foi assumir a guitarra já que conhecia o repertório do show. O filho do Rodrigo, Leo tocou baixo nas músicas do Barão e do Paralamas.

O “Call The Police” continuará em novembro, com mais shows pelo Brasil e gravação de um DVD. Rodrigo disse que existe uma química muito boa entre os 3 músicos e pretendem viajar o mundo demonstrando essa química musical.

Rodrigo Santos tem uma agenda agitada fazendo shows por todo o Brasil, seja com o  Barão Vermelho ou ” Rodrigo Santos & Os Lenhadores” , além de dar palestras. Para contratar é só acessar o site:

Fontes: http://www.rodrigosantos.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/rodrigosantosII/
Youtube: https://www.youtube.com/user/rodrigosantosoficial

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

https://youtu.be/cQOc6-gFuO4

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)