EUA: Disparo de mísseis da Coreia do Norte é provocação.
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que os últimos lançamentos de mísseis da Coréia do Norte foram uma provocação, ele acrescentou, porém, que os EUA buscarão uma solução diplomática, enquanto aplicam pressão sobre Pyongyang juntamente com outras nações.
Falando no Fox News Sunday, Tillerson disse que “o disparo de qualquer míssil balístico é uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”. Ele disse que Washington vê os lançamentos como “um ato provocador contra os EUA e seus aliados”.
A Coréia do Norte lançou vários projéteis para o Mar do Japão no sábado (26). O exército dos EUA disse que o Norte disparou 3 mísseis balísticos de curto alcance e que 2 deles voaram cerca de 250 quilômetros.
Tillerson foi perguntado se ele estava errado quando disse, na semana passada, que “ele tem o prazer de ver Pyongyang demonstrou algum nível de restrição” ao não lançar mísseis balísticos por 3 semanas.
O Secretário disse não achar que estava errado, mas acrescentou que “a Coréia do Norte está enviando mensagens de que não está preparada para se afastar, completamente, de sua atual posição”, acrescentando que os EUA “continuarão sua campanha de pressão pacífica, trabalhando com seus aliados e com a China”. Ele disse que o objetivo é “ver se a Coréia do Norte pode ser trazida para a mesa de negociação”.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am