Barão Vermelho volta aos palcos sem Frejat. O Barão Vermelho esta de volta, mas sem o vocalista Roberto Frejat que segue carreira solo. Frejat que foi um dos fundadores do Barão e deixou a banda depois de 36 anos, será substituído pelo vocalista Rodrigo Suricato, do Suricato.
Rodrigo Suricato não vai sair de sua banda atual, que tem presença confirmada para o Festival Lollapalooza, que será realizado no dia 25/03 em São Paulo.
Frejat iniciou na banda em 1981 no Rio de Janeiro e Cazuza se torna integrante em 82 como vocalista.
Em 1985, Frejat assumi o vocal com a saída de Cazuza. Da formação original tem os músicos Guto Goffi na bateria, Maurício Barros no teclado que estão desde o início.
O guitarrista Fernando Magalhães entrou em 1985, e o baixista Rodrigo Santos entrou em 1992.
O percussionista Paulo Humberto Pizziali – mais conhecido como Peninha , morreu em 19/09/2016, aos 66 anos.
Peninha começou a tocar com o Barão no disco “Declare Guerra”, primeiro álbum do grupo sem Cazuza no ano de 1986.
A saída de Frejat “foi numa boa, ninguém brigou”. “Somos todos amigos – eternamente amigos”, afirmou Rodrigo Santos. “Foi uma decisão de comum acordo. E o Frejat elogiou o Rodrigo Suricato como cantor, a gente gosta muito dele.”
Em seu perfil no Instagram, Rodrigo Suricato comentou “Recebi o honroso e desafiador convite para cantar e tocar guitarra na maior banda de rock do Brasil, celebrando seus 35 anos de história em 2017. Agora tenho tenho duas casas para me expressar: Barão Vermelho e Suricato”, escreveu, explicando que vai conciliar os dois grupos. Aliás a Suricato está preparando um CD para 2017.
“Confesso que é estranho e ao mesmo tempo familiar quando me imagino naquele palco do Cazuza e do Frejat. Dois grandes ídolos, insubstituíveis, patrimônios da nossa música. Críticas serão inevitáveis e eu passarinho quanto a isso. Tenho muito respeito pela história do Barão e agradeço o carinho e gentileza do Frejat.”
Além de Rodrigo Suricato, outros nomes foram cogitados como substituto do cantor e guitarrista. “Precisava achar alguém que combinava com a banda, e a gente não sabia se o Rodrigo estaria disponível”, disse Rodrigo Santos
Está previsto o primeiro show com Rodrigo Suricato no Barão em maio.
A apresentação deverá abrir uma turnê comemorativa dos 35 anos do grupo.
De acordo com Rodrigo Santos, a ideia é entrar em estúdio “ou no final deste ano ou no início do ano que vem” para gravar um disco com a nova formação da banda.
Apesar dos pesares, podemos perceber por esse texto do baterista Guto Goffi, uma certa magoa por ter ficado tantos anos afastados do palco, devido as circunstâncias que envolviam o Barão Vermelho e impediam o seu retorno.
De Guto Goffi :
Seremos todos iguais um dia, não é mesmo? Mas a minha caveirinha, será sempre vermelha. Do pó viemos e ao pó voltaremos, reza a Bíblia sagrada.
Sagrado pra mim, é manter a chama acesa, mesmo com o que a vida lhe aplica e concede.
Para existir, uma banda de rock, tem que ter a vontade de estar junta, e com a sua convivência harmônica e rítmica, voto a música, uma leve melodia de assovio.
Não tínhamos mais esse alívio entre nós, na última formação do grupo. As combinações e idéias eram sempre distantes e sem grandes pretensões futurísticas. Quando escolhi ser músico e na sequência fundei com o Maurício Barros o Barão Vermelho, embutimos nisso os nossos sonhos, mais íntimos e poderosos. Era a força da adolescência querendo propor algo novo e que seria para sempre.
Quando eu e Maurício, escolhemos o Dé, o Frejat e o Cazuza, sabíamos que esse time fechava uma Estrela de cinco pontas e que correríamos o mundo atrás daquele sonho. Infelizmente, uns foram ficando pelo caminho, pensando mais em si próprios e se afastando do verdadeiro Barão, da coletividade, que tínhamos quando começamos juntos. Na sequência das substituições vieram, Fernando Magalhães, Peninha, Dadi e depois o Rodrigo, todos escolhidos por mim, ou pelo Maurício Barros. A família Barão Vermelho tem pai e mãe, vivos e presentes, o que me dá certa tranquilidade, quanto as escolhas e convites. Acho que realmente somos pés quentes e sabemos escolher. O convite ao Rodrigo Suricato, indicado pelo Maurício Barros, me fez embarcar com fé nesta nova jornada, e ponho as minhas fichas, nesse cavalo forte e detentor de um Grammy Latino, de melhor grupo de rock. Do “Orixá Barão Vermelho, somos todos cavalos de força e propulsão, uma banda de rock precisa de combustível e não se acha ou compra isso com o passado.
O presente é muito mais importante, do que, o que já foi feito um dia. Pelo passado recebemos elogios e tapinhas nas costas, e pouco mais do que isso. Quem quiser curtir só o passado do Barão, verá no documentário do grupo, dirigido pela Mini Kerti, um pouco de tudo o que passamos, está fácil de ver e curtir… Quem quiser ver o que virá na fase nova da banda, terá que comprar o seu ingresso e pegar um bom lugar pra assistir e constatar que o tempo não para mesmo e que estarmos vivos representa muito mais do que se possa imaginar. Vi de perto o amigo Peninha dividir o palco comigo por 31 anos e partir daqui triste, pois não estava fazendo o que mais amava, que era tocar e atuar com o Barão.
Eu não posso esperar mais por milagres e demandas, os cães ladram e a caravana passa com sabedoria. A arte e o risco, são como unha e carne e morrerão juntas. Quem gosta de ser previsível nas artes?
Depois de todo o rebuliço com a volta do Barão, fica claro pra mim que a hora de comemorarmos e celebrarmos a vida é agora, e dividirmos o que construímos juntos. O que não dá, é você morrer enfraquecendo dia a dia, e esperar chegar no céu ou inferno, pra pedir uma cerveja!
Por isso desce um Jack Daniels duplo, cowboy mesmo, acenda aquela fumaça e pulverize os que pensam mais do que fazem. Eu prefiro fazer, pra depois explicar…
Um dia estaremos todos no paraíso e tocaremos de novo, juntos na Big Band do Barão Vermelho!
Um VIVA ao retorno do Barão Vermelho aos palcos, afinal é uma das melhores bandas brasileiras e um dos grande símbolos do rock nacional. Sejam bem vindos ao cenário musical novamente, porque dos corações dos fãs e admiradores do bom rock nacional, nunca estiveram ausentes.
Facebook: https://www.facebook.com/baraovermelhooficial/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtVcOPA13oYbJiWxBG5kNjg
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
https://youtu.be/4QaJV3k_Sjc
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am















