Japão decide diretrizes para proteger navios estrangeiros. As Forças de Autodefesa do Japão – Self-Defense Forces (SDF) – assumirão novos deveres para proteger os EUA e outros navios estrangeiros que estão operando para defender o Japão.
O Conselho de Segurança Nacional do Japão, composto por ministros do Gabinete, decidiu, nesta quinta-feira, sobre as diretrizes que a SDF deverá cumprir pela nova legislação de segurança, que entrou em vigor em março.
A legislação dá à SDF novas capacidades para proteger os navios dos EUA e outros, durante os exercícios conjuntos, o monitoramento de mísseis balísticos e outras atividades, permite, também, que use armas em caso de infrações que não constituem um ataque armado.
Segundo as diretrizes, o Ministro da Defesa decidirá se a SDF realizará as missões para proteger os EUA e outras tropas.
Porém, quando as tropas estrangeiras pedirem a proteção da SDF pela primeira vez, ou quando a atividade da SDF for solicitada por um outro país, o Conselho de Segurança Nacional realizará uma reunião.
As diretrizes exortam os oficiais que auxiliam o Conselho de Segurança Nacional a realizar reuniões rápidas, também solicitam que todos os ministérios e agências relevantes compartilhem informações e trabalhem em estreita colaboração em relação a qualquer pedido de proteção da SDF.
Eles também dizem que o Ministro da Defesa deve divulgar, rapidamente, informações se qualquer incidente inesperado surgir durante uma missão.
O governo japonês diz que o início das novas missões irão aprofundar ainda mais a cooperação entre a SDF e as forças dos EUA e impulsionar a aliança.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am