Nil Bernardes: Músico é autor de trilhas sonoras de sucesso em novelas. Evanil Bernardes da Silva (61), mais conhecido pelo nome artístico de Nil Bernardes é um paulistano que aos três anos de idade já cantarolava ao som do saxofone de seu pai. Cantor, músico, compositor, produtor, jornalista e dublador, sua primeira experiência de palco foi no clube Lapeaninho, no bairro da Lapa em São Paulo, onde com apenas quatro anos venceu um concurso de calouros.

maxresdefaultTeve uma infância igual a toda criança de periferia. As peladas na rua de terra, soltar pipa e cantar faziam parte do seu dia-a-dia.

Os festivais da escola quase sempre eram ganhos por ele, pois aos doze já compunha e sonhava em ser um artista famoso. Seu primeiro grupo musical chamava-se Jovens Atuais, formado por Nil, Luizinho, Toninho, Zé Oscar (Pixilinga).

Trabalhou como office boy e também no Banco Bamerindus. Preparava-se para cursar o primeiro ano de Comunicações na FIAM quando reencontrou Antonio Luiz (Tic-Tic), um amigo de infância que cantava na noite e o convidou para ir a uma casa noturna vê-lo cantar. Dois dias depois, Nil apareceu por lá e deu uma ‘canja’.

A dona da casa ficou impressionada e o convidou para cantar profissionalmente. Uma semana depois, trancou a matrícula na Faculdade, pediu demissão no Banco e foi cantar na noite.

All Eyes West
March 2, 2011
Lincoln Hall
Chicago, Illinois
All Eyes West
March 2, 2011
Lincoln Hall
Chicago, Illinois

Logo depois conheceu Marco Silvestre que o apresentou ao Terry Winter, que estava precisando de um contrabaixista na sua banda.

Nil foi se integrar ao grupo do Terry e viajar por vários estados e países, se apresentando como contrabaixista e vocalista. Nascia então uma parceria musical que duraria 15 anos. Sua primeira experiência em disco foi uma participação especial num compacto do Terry pela New Records Copacabana, em 1980, com o pseudônimo de Neil Bernard. Juntos compuseram mais de 100 músicas.

Alguns sucessos dessa parceria foram Look at me, Once more a fool, Filho Pródigo, Mãe de Leite, Sonho de um Caminhoneiro e Tributo a um Caminhoneiro, este último levou a gravadora Copacabana a convidá-lo a gravar um disco em 1983.

Contratado pelo então diretor artístico Luiz Mocarzel, gravou dois compactos pela Copacabana – A Menina do Banco (Nil Bernardes/Paulo Ricardo/João Bravo), Por Você Fiquei Pirado (Nil Bernardes/João Bravo/Moskemberg) e Lembra Eu Te Amo (Vers. Juvenal de Oliveira) e Algo Estranho e Louco (Nil Bernardes/Terry Winter). Luiz Mocarzel e Juvenal de Oliveira foram grandes incentivadores da sua carreira.

131704_1269529994342_3850759_oEm 1983, conheceu através do empresário Paulo Ricardo Cunha o ator Orival Pessini – criador do boneco Fofão – com quem faria uma parceria musical e de trabalhos, culminando com apresentações nos shows da Turma do Balão Mágico e Fofão e depois nos shows do Fofão e sua Turma.

Em 1989 lançou um LP pela gravadora Esfinge. Em 1992 venceu o 2° Festival Rímula de Músicas Regionais com a canção Sinfonia Sertaneja (Nil Bernardes/ Chico Valente), ganhando também o prêmio de melhor intérprete. Em 1993 gravaria pela San Francisco um LP cujo sucesso foi a música Raio de Sol.

Em 1995, juntamente com Luiz Schiavon e Marcelo Barbosa, trabalhou no projeto musical da novela O Rei do Gado culminando com a formação do grupo Orquestra da Terra, intérprete do tema de abertura da novela que foi ao ar em 1996 pela Rede Globo de Televisão.

fancibox_b1_7Em 1998 lançou um CD com músicas voltadas ao movimento country pela gravadora RDS, através do grande produtor musical Manoel Barenbein, tendo em uma das faixas a música Sonho de Peão, uma parceria musical com o jornalista esportivo Juarez Soares. Seu currículo de autor inclui temas em novelas como O Rei do Gado (Abertura), Esperança (Abertura), Cabocla (Abertura), Sinhá Moça e Paraíso.

Como produtor e co-produtor de discos trabalhou com Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano,Bruno & Marrone, As Marcianas, Fofão, Donizetti, Gian & Giovani, Frank Aguiar, Joanna, Harmonia do Samba, Cézar & Paulinho, Terry Winter, Roberta Miranda, Antonio Fagundes, entre outros.

Rival Schools
Lincoln Hall
Chicago, IL

March 2, 2011

©Joe Engle
Rival Schools
Lincoln Hall
Chicago, IL

March 2, 2011

©Joe Engle

Atuando na área de dublagens como diretor e adaptador musical fez trabalhos como “Barney”, “Pokémon”, “Digimon”, “Tartarugas Ninjas”, “Bebê Lilly”, “Zooboo Mafoo”, “Seemore”, “Vila Sésamo” e muito mais.

Integrante da ‘Banda Domingão’, Nil Bernardes procura conciliar as funções de cantor, músico, compositor e dublador da melhor maneira possível.

Está presente também como colunista no Jornal Sertanejo (No Camarim com Nil Bernardes) e apresenta com Maria José Franco o Programa Jornal Sertanejo na TV.

Nil é autor de mais de 800 músicas e já foi gravado por Sergio Reis, Tonico e Tinoco, Grupo Polegar, banda Magazine (Kid Vinil) entre outros. Foi compositor dos discos do Fofão, com Orival Pessini (in memoria) e Terry Winter.

Seja compondo, cantando ou produzindo, Nil diz que deveria ajoelhar no milho todas as noites e agradecer a Deus pelo dom e por tudo que tem recebido na vida.

Fonte: http://www.nilbernardes.com/
Youtube: https://www.youtube.com/user/nilbernardes


Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.