Véronique Tardif: Uma conceituada saxofonista francesa da música clássica. Véronique Tardif é uma conceituada saxofonista francesa de música clássica, detentora do Diploma de Estudos Musicais pelo Conservatório Nacional de Região de Marselha (2000) (saxofone, música de câmara, formação musical, história da música, análise), do Diploma de Estado em ensino do saxofone (2001), do Primeiro Prêmio de Aperfeiçoamento em saxofone e música de câmara contemporânea (classe de Marie-Bernadette Charrier e Etienne Rolin) pelo Conservatório Regional de Bordeaux.
Estudou e trabalhou com os compositores: François Rossé, Claude Crousier, George Bœuf, Pascal Gobin, Bruno Giner, Wianney Qolltan, Michel Pascal, Étienne Rolin, Didier Marc Garin, Jose Luis Campana, Christian Lauba, Jacques Petit, François Tashdjian, Francis Faber, Thomas Collin, Grégoire Lorieux, Christophe Havel, Thierry Muller, Gian Franco Gioia, Gaëtan Santamaria, Ilio Volante.
Ao longo de seu percurso, ela trabalhou com diversas formações, sendo bastante atuante como solista, camerista, com grandes grupos e orquestras de sopro, tendo realizado concertos em Marselha, Bordeaux, Nice, Paris, Rouen, na Itália, em Kiev – Ucrânia – entre outros.
Véronique é casada com o saxofonista brasileiro Sérgio Galvão e se apresentam juntos em alguns shows.
Especialmente sua experiência com música de câmara é bastante
vasta, e inclui desde o tradicional quarteto de saxofones (o seu atual quarteto Aeolia, do qual faz parte desde 2010, é parceiro das marcas SELMER e VANDOREN, e se apresenta regularmente na Normandia), até formações incluindo música eletroacústica (do qual se
destaca seu trabalho mais recente com o grupo La Grande Fabrique do Conservatório de Rouen, com Thomas Collin, Francis Faber, Philippe Tailleux, Grégoire Lorrieux). Véronique é professora de saxofone no Conservatório Regional de Rouen, juntamente com Marc Sieffert e regente da Orquestra de Sopros de Grandcamp – Normandia.
Ao longo de sua carreira, atuou em várias formações:
- como Solista em diretórios diferentes: música contemporânea, música do século 20, concertos Transcrições em Marselha, Bordeaux, Rouen, Paris, Roma, turísticos do Brasil (Brasília, Rio, Tiradentes) …
- Desde Agosto de 2010, faz parte do quarteto de saxofones Aeolia (marca parceira RICO), que ocorre regularmente na França, onde foi selecionada para atuar no Strasbourg Congresso Internacional do saxofone em julho de 2015.
- Música Acústica Electro: Concerto com La Grande Fabrique no CRR em Rouen, com
Collin Thomas, Francis Faber, Philip Tailleux Gregory Lorrieux. - No Trio, sax percussão com compositores argentinos em sofás Rouen.
- Com O quarteto de saxofones da cidade de Bordéus, em repertório contemporâneo.
- Com o Saxophone Quartet “4saxofun,” que realizou muitos concertos na França (Savoie, em Marselha: o Teatro cana, Palácio do Congresso, Creuset des Arts, Palais Longchamp), na Itália (festival de música de câmara Turim), em Kiev, Ucrânia …
- Véronique Tardif fazia parte da big band “Latin Combo” entre 2008 e 2011, o saxofone barítono.
Orquestras
- Prática: Desde 2007, ela apresenta-se regularmente como solista com o Concerto da cidade de Forges Les Eaux, entre outros, a criação de “Juventude” Ferrer Ferrand, peça solo de saxofone para tenor e orquestra, sobre o compositor; Em 2003 participou de concertos na Ópera de Marselha, sob a direção de Tânia Leone; Em 2002-2003: integração de ONHJ.
Atualmente participa da Criação Trio BCT’rio: Ela no saxofone, Frédéric Baldo (acordeão) e Aurélien Colas (guitarra). Faz parte da Criação do quinteto de jazz brasileira Latina “CachaSax”, ao lado de seu esposo, o brasileiro e também saxofonista Sergio Galvão, Rémi Biet, Guillaume Lemoine e Cédric Vincent.- Véronique Tardif é também diretora artística da harmonia da Normandia Grandcamp e Em 2013, obteve o grau de professora de saxofone do Ensino Artístico ( Essa conquista foi muito importante para Véronique, por ser considerado o mais alto grau na França)
Ela é exclusiva da marca Senzo Buffet Crampon, uma empresa líder mundial de clarinetes profissionais, sendo fabricante e distribuidora de instrumentos de sopro, fundada em 1825 em Paris. A Buffet Crampon fabrica clarinetes harmonia, saxofones, oboés e fagotes que são usados em todo o mundo pelos mais talentosos músicos.
Maiores informações, em francês: http://www.buffet-crampon.com/fr/artist/veronique-tardif/
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am
















