Falsete – o que é de Naturetat, negare pot! Com uma produção cinematográfica feita no Sul de Minas, o documentário musical de longa metragem Falsete, o que é de Naturetat, negare pot! foi apresentado no (dia 24/09/2016), no Sesc Pouso Alegre com a presença de vários artistas participantes do filme.
“Nosso objetivo é mostrar para as pessoas a qualidade e originalidade da música sulmineira e dar visibilidade aos compositores responsáveis por esta música que é reconhecida e festejada no mundo todo”, diz Jucilene.
O filme é uma imersão no cenário musical do Sul de Minas e traz entrevistas com compositores, histórias e canções deste grande celeiro da cultura mineira.
Apresenta Jucilene Buosi, que conduz as entrevistas e interpreta os 10 clipes de canções presentes no trabalho dirigido por Rodrigo Infante, com roteiro e produção de Wolf Borges e arranjos e audio de Deivid Santos.
Falsete – o que é de Naturetat, negare pot! é o primeiro documentário de longa metragem sobre a música do Sul de Minas contada através de seus personagens – compositores que falam de vida, obra e ainda de aspectos que levam o ouvinte ao entendimento desta música: Somos caipiras? O que ser sulmineiro? Como é a música daqui? As influências do Clube da Esquina. O que é falsete? O desafio de fazer música hoje. As raízes folclóricas da música do Sul de Minas. Entre os compositores personagens estão Ivan Vilela, Ceumar, Sérgio Santos, e Fernando Brant, no que talvez seja seu último depoimento. E ainda: dez clipes de canções que entremeiam entrevistas e cenas cotidianas.
O filme apresenta Jucilene Buosi, cantora e atriz que conduz os encontros e interpreta as canções do filme. Tem a direção de Rodrigo Infante, produção artística de Wolf Borges e produção de áudio e arranjos de Deivid Santos – todos também personagens sulmineiros deste Falsete.
Falsete aqui tem conotações diversas: o recurso vocal utilizado pelos intérpretes sulmineiros que diferencia e identifica esta música esteticamente; o descompromisso com um viés estritamente científico, creditando ao documentário apenas o recorte de uma verdade sulmineira, não se propondo a ser sua história definitiva.
Uma voz a procura de outras vozes pra tentar se entender. Falsete, uma extensão do canto, um efeito especial de quem quer ampliar seus limites de expressão e, nesse desafio, busca traduzir a identidade de uma região.
Há quem dia que o falsete é um falseamento da realidade, mas o que é da sua própria natureza não se pode negar!
OS REALIZADORES:
Jucilene Buosi – apresentação e produção executiva
Cantora e atriz, atua em óperas e espetáculos musicais. Em sua Discografia figuram: O Filme e trilha sonora (CD) Falsete, que registra a sonoridade do Sul de Minas e seus personagens. Em 2012 lançou o segundo CD, Um Retrato, também uma imersão no cenário musical regional, com canções de compositores sulmineiros e releituras de artistas consagrados. CD-trilha sonora da ópera-rock 1984, Uma Leitura Musical, baseado na obra de George Orwell, composta por Wolf Borges, espetáculo encenado sob direção do coreógrafo Tuca Pinheiro. Foi premiada no projeto Rumos, da Fundação Itaú Cultural (2012). Foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Lírico Bidu Sayão (Belém/PA, 2006).
Rodrigo Infante – diretor
Formado em Rádio e TV (UNESP); cria o programa TeleVersão em Bauru/SP e vence o Grand Prix Expocom-1998. No Rio/RJ, trabalha no Tempo Glauber, produz institucionais para o governo, e recebe o título de Empreendedor Sustentável do Iniciativa Jovem – Shell, pela sua carreira. Em Poços/MG, cria a Oficina Fazenda Fita, para adolescentes de uma fazenda, resultante no curta Os Contos dos Cafundó, apoio do MINC, em 2010. Há 2 anos, ingressou no Programa de Mestrado em Multimeios (UNICAMP). Dirige o documentário Falsete – O que é de Naturetat, negare pot; sobre a identidade sulmineira na música.
Filmografia: Venha Ver o Pôr do Sol de Lígia F. Telles – (1997) SP /Só Vim Telefonar de Gabriel G. Márquez – (1998) SP/ O Espectro de Charles Dickens – (1998) SP/ Olhos do Brasil de Carolina Paiva – (2001) RJ/ Vida Nova Como Unidade de Transformação – (2001), RJ/ Com Ciência – (2002) RJ/ Os Contos dos Cafundó – (2010) MG/ Falsete- O Que é de Naturetat, Negare Pot – (2015) MG.
Wolf Borges – produção artística
Wolf Borges tem em sua trajetória premiações diversas por seu trabalho – como sua inclusão em duas edições do projeto Rumos, da Fundação Itaú Cultural – e quatro CDs autorais independentes, imprimindo em sua produção um padrão de qualidade internacional.
Discografia: Pão de Queijo Music Project (2012), Circo dos Sonhos (2009), Singular (2003), e Ímpar (1997). Entre suas produções, ainda figuram o livro de textos poéticos, Catedrais de Vidro (2003), a composição da trilha sonora da ópera rock 1984, Uma leitura musical (gravada em CD em 2007 pela cantora Jucilene Buosi), inspirado no livro do escritor George Orwell, a produção artística do álbum Um retrato (2011), e ao filme Falsete, sobre a música do Sul de Minas, ambos de Jucilene Buosi e ainda ao resgate da história do grupo Imbuia, na produção do DVD Imbuia ao vivo (2010).
Deivid Santos – arranjos, som direto, edição de som. Formou-se em violão no Conservatório de Pouso Alegre e em guitarra na Faculdade Carlos Gomes, SP. Atua como produtor em estúdio próprio de audiovisual. Violonista, Guitarrista, Baixista, Pianista, Compositor e Arranjador.
O filme é uma produção independente, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura de MG com patrocínio de empresas da região, como Fagor Ederlan, Prática Produtos e Hipermercado Baronesa e DME Distribuição.
Documentário Falsete foi exibido no Festcine em Tela de cinema!
O Festcine recebeu o Documentário Falsete e a presença dos cineastas no dia 08/06/2016. O Filme foi exibido no cinema Ultravisão (Em Parceria com o Festcine) na Cidade de Poços de Caldas e ao termino houve um bate papo com os realizadores do Filme.Os musicistas fizeram uma apresentação ao final para encerrar com chave de outro o Festcine.
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am















