16 C
Kóka
sábado, 2024/05/18  12:32
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Declaração da Coreia do Norte ameaça EUA

Declaração da Coreia do Norte ameaça EUA. O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte insinuou, na quinta-feira, um possível ato de provocação, dizendo que os Estados Unidos terão de enfrentar uma realidade terrível, no futuro próximo.

O aviso acontece antes da comemoração do dia da fundação do Partido dos Trabalhadores do país, em 10 de outubro.

Os Estados Unidos tem aumentado a pressão sobre a Coreia do Norte contra o seu recente desenvolvimento nuclear e de mísseis.

Em um comunicado, o porta-voz da Coreia do Norte falou o nome do presidente dos Estados Unidos, sem o uso de um título honorífico.

O porta-voz diz que a política hostil dos EUA e sua pressão usando ameaças nucleares e militares levaram a Coreia do Norte a voltar-se para o que chama de um forte poder nuclear.

A declaração também critica os EUA por pressionar outros países a cortarem os laços com a Coreia do Norte, e sugere uma consequência para tal política.

A mídia estatal da Coreia do Norte disse, no mês passado, que o líder Kim Jong Un ordenou preparativos para o lançamento de um míssil balístico de longo alcance, do mesmo tipo que foi lançado em fevereiro.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul reporta que o Norte está pronto para outro teste nuclear em um novo túnel, na área de testes nucleares, na região nordeste do país.

Os EUA tem mantido conversações com outros países, incluindo a China, sobre a imposição de sanções mais duras contra o Norte, também planeja fazer um exercício militar conjunto com a Coreia do Sul, na costa oeste da Península da Coreia, a partir de segunda-feira. Um porta-aviões dos EUA participará do exercício.